Repórter Recife – PE – Brasil

Curso de Metodologia e Técnicas de Ensino qualifica profissionais de segurança pública em Pernambuco.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) promoveu o Curso de Metodologia e Técnicas de Ensino, que aconteceu de 16 a 20 de outubro na Academia Integrada de Defesa Social, em Recife. A capacitação teve como objetivo qualificar e atualizar os profissionais que atuam como docentes em ações educacionais da secretaria. Participaram do curso 25 profissionais da segurança pública estadual, entre eles policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e policiais penais.

A capacitação, que teve uma carga horária de 40 horas/aula, abordou disciplinas como Teoria da Aprendizagem, Planejamento de Ensino, Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem e Técnica de Ensino. Esta última foi ministrada pelo docente convidado, Tenente Coronel PM Benoni Cavalcanti Pereira, doutor em Educação e gerente de Integração e Capacitação da SDS.

Durante o curso, o Dr. Benoni ressaltou a importância de aplicar princípios didáticos que garantam a eficiência do processo de ensino-aprendizagem. Ele também destacou a parceria entre a SDS e a SENASP, que tem proporcionado oportunidades de capacitações pedagógicas para o efetivo da segurança pública em Pernambuco. Essas capacitações visam qualificar o corpo docente da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) para o desafio da capacitação continuada e para a formação profissional dos futuros candidatos selecionados por meio de concurso público.

Falando em concurso público, o Governo de Pernambuco anunciou, no mês de julho, a abertura de 3.805 vagas nas polícias Militar, Civil, Científica e no Corpo de Bombeiros Militar. Atualmente, a segurança pública do estado conta com um quadro de 24.300 profissionais, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares.

A capacitação promovida pela SENASP e realizada pela SDS é fundamental para preparar os profissionais da segurança pública de Pernambuco para os desafios da área, garantindo a qualidade do ensino e uma atuação eficiente desses agentes no combate ao crime e na proteção da população. Através da atualização das técnicas de ensino e da adoção de métodos didáticos adequados, espera-se que esses profissionais possam transmitir conhecimentos de forma mais eficaz e contribuir para a formação de novos profissionais qualificados na área de segurança pública.

Sair da versão mobile