Expectativa é de 20 mil visitantes nos cemitérios do Recife no Dia de Finados

Cerca de 20 mil pessoas são esperadas nos cemitérios do Recife neste Dia de Finados, que será celebrado na quinta-feira, dia 2 de novembro. A prefeitura da cidade é responsável pela administração dos cinco cemitérios públicos da capital: Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea.

Um dos locais mais visitados do Recife é o Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro, localizado no centro da cidade. Desde o mês de junho, o cemitério está passando por obras de requalificação. Segundo a gestão municipal, mensalmente, cerca de 18 mil pessoas visitam o local.

As obras incluem a requalificação das vias, passeios e do sistema de microdrenagem do cemitério, além do plantio de palmeiras. O investimento total nessas obras foi de aproximadamente R$ 3.970.705,84. A prefeitura informa que os serviços serão concluídos no próximo ano. Além disso, a capela central também está passando por reformas e a previsão é que fique pronta nesta quarta-feira, dia 1º de novembro. O cemitério possui uma área de 145 mil metros quadrados, conta com 20.520 túmulos e 9.008 ossuários.

Entre os túmulos mais visitados no cemitério de Santo Amaro estão: Menina Sem Nome, Miguel Arraes, Chico Science, Alfredinho, Agamenon Magalhães e Eduardo Campos.

De acordo com o gerente dos cemitérios públicos do Recife, Luciano Nascimento, as obras de melhoria nos cemitérios ocorrem todos os anos e têm como objetivo proporcionar mais conforto aos visitantes nessa data tão difícil para aqueles que perderam entes queridos. Nesse período de Finados, as obras foram intensificadas, incluindo melhorias na iluminação. Os trabalhos de infraestrutura começaram em junho e serão finalizados no final do primeiro semestre do próximo ano.

A orientação da administração dos cemitérios é que as pessoas que forem visitar os túmulos se protejam do intenso calor, utilizando roupas leves, bebendo bastante água e usando protetor solar.

O comércio externo também se prepara para o movimento esperado nesse feriado. Na Floricultura Santa Maria, por exemplo, que está há 25 anos no mercado, o número de funcionários é dobrado nessa época para atender à demanda. Segundo Genildo Santos, funcionário da loja, as vendas no Dia de Finados chegam a quase o dobro do dia a dia, pois muitos clientes vão visitar os túmulos da família e acabam comprando flores. As flores mais vendidas são rosa, monsenhor, sorriso de Maria e girassol, com o preço de R$ 100 o metro da coroa de flores, dependendo da flor escolhida.

Outro setor que espera um aumento nas vendas nesse período é o de lápides. Na Fotoporcelana, é possível encontrar lápides de mármore com inscrições feitas à mão ou com letras gravadas. Júnior Gomes, funcionário da empresa, afirma que as vendas devem superar as expectativas.

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também está com um esquema especial de limpeza para os cemitérios e ruas do entorno. Serão cerca de 230 homens trabalhando durante o dia, das 06h às 22h, para garantir a limpeza e organização dos espaços. Além disso, a administração dos cemitérios disponibiliza funcionários para auxiliar na localização dos jazigos e ossuários.

No Dia de Finados, os cemitérios de Santo Amaro, Parque das Flores e Casa Amarela contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No cemitério de Santo Amaro, por exemplo, as missas serão celebradas às 7h, 8h30, 10h, 12h, 14h30 e 16h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo