TV Brasil homenageia Luiz Carlos Barreto com série de filmes da produtora L.C. Barreto e edição especial do programa Cine Resenha

A TV Brasil está prestes a exibir uma série de filmes da produtora L.C. Barreto em homenagem aos 60 anos de atividades do consagrado diretor Luiz Carlos Barreto. Além disso, o programa Cine Resenha terá uma edição especial com a presença do cineasta e sua esposa, a produtora Lucy Barreto. O casal comemora, respectivamente, 95 e 90 anos de idade este ano.

A mostra temática terá início na segunda-feira (30), logo após o Cine Resenha, que começa às 21h, com a exibição do clássico Dona Flor e seus Dois Maridos (1976), dirigido por Bruno Barreto e baseado na obra homônima de Jorge Amado. Consagrado como uma das maiores bilheterias do cinema brasileiro, o filme é estrelado pela diva Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.

Luiz Carlos Barreto destaca a importância de Dona Flor para o cinema brasileiro, afirmando que ele dividiu a indústria em antes e depois. O filme abriu portas para o mercado americano e europeu, não apenas cinematográfico, mas também televisivo. O longa alcançou a marca de mais de 10 milhões de espectadores, tornando-se um fenômeno de público.

Além de Dona Flor e seus Dois Maridos, a programação especial da TV Brasil inclui outros sucessos como Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues, O Quatrilho (1995), de Fabio Barreto, e Garrincha, Alegria do Povo (1962), de Joaquim Pedro de Andrade. Todos os filmes estarão disponíveis também no app TV Brasil Play.

Durante o programa Cine Resenha, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto relembram o início de suas carreiras e seu papel na produção cinematográfica nacional. Eles destacam a influência de parceiros como Nelson Pereira dos Santos e Glauber Rocha. Além disso, falam sobre o fascínio de sua família pela sétima arte, com os filhos Bruno e Fabio Barreto seguindo seus passos como cineastas.

O programa também aborda a experiência de concorrer ao Oscar, com destaque para as indicações de O Quatrilho (1995) e O Que é Isso, Companheiro? (1998). Luiz Carlos Barreto ainda revela a origem de seu apelido “Barretão”, que foi concebido por Nelson Pereira dos Santos e popularizado pelo jornalista Ancelmo Gois.

Lucy Barreto comenta as homenagens que a produtora receberá em grandes festivais de cinema, como Cannes, destacando o valor dado à produção brasileira. Ela ressalta que o cinema vende a cultura do país, incluindo paisagens, músicas, comidas e vestimentas.

A TV Brasil promete uma programação especial e imperdível para celebrar a trajetória de Luiz Carlos Barreto e a importância da produtora L.C. Barreto no cinema nacional. Não deixe de conferir esses grandes clássicos da sétima arte brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo