Cemitérios da Região Metropolitana do Recife são revitalizados para receber visitantes no Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado na quinta-feira (02), é um momento de recordar e reverenciar as boas lembranças de entes queridos. Nessa data, é comum as pessoas visitarem os cemitérios, prestando homenagens e fazendo preces. Para receber a população nesse momento de intensificação das visitas, os cemitérios da Região Metropolitana do Recife passaram por requalificação e aprimoramento das estruturas.

No Recife, os cinco cemitérios públicos (Várzea, Santo Amaro, Casa Amarela, Parque das Flores e Tejipió) passaram por uma fase de revitalização para a celebração do Dia de Finados. A iluminação das necrópoles foi requalificada, assim como a reforma das estruturas dos velórios, que agora contam com área climatizada. A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas circulem pelos cemitérios durante o dia 02.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) montou um esquema especial de limpeza, com previsão de início às 6h e término às 22h. Serão 230 homens trabalhando nos cemitérios e nas ruas do entorno. Além disso, funcionários habilitados estão disponíveis na administração dos locais para ajudar na localização de jazigos e ossuários.

Dentre os cemitérios da região, destaca-se o Cemitério de Santo Amaro, que está passando por serviços de requalificação das vias, passeios e do sistema de microdrenagem, além do plantio de palmeiras. As intervenções, iniciadas em junho, têm previsão de término para o primeiro semestre do próximo ano.

O Cemitério Parque das Flores, no Curado, também está recebendo melhorias, com a requalificação do piso e a criação de um espaço de convivência. As obras, iniciadas em junho, devem ser concluídas em dezembro.

Em Jaboatão dos Guararapes, as equipes de limpeza e organização estão preparadas para receber os visitantes nos cemitérios da Muribeca, da Saudade e do Parque da Paz. Os cemitérios estarão abertos ao público das 8h às 17h, e a expectativa é de que pelo menos 10 mil pessoas visitem esses locais.

Para garantir a segurança dos visitantes, equipes da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estarão presentes nos cemitérios. Além disso, agentes de trânsito estarão nas vias próximas, visando proporcionar comodidade e garantir a fluidez no tráfego. A gestão municipal também instalou banheiros químicos em todos os cemitérios da região.

No Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, a expectativa de visitação também é de 10 mil pessoas. O local se preparou para receber o público no Dia da Lembrança, oferecendo a opção de homenagens remotas por meio da plataforma online. Os visitantes podem acessar o site oficial e visitar o perfil do ente querido, escrever textos, compartilhar fotos e vídeos, e acender uma vela virtual.

Assim, os cemitérios da Região Metropolitana do Recife passaram por melhorias e estão prontos para receber os visitantes nesse Dia de Finados. É importante ressaltar que, mesmo em meio à pandemia, é possível prestar homenagens e lembrar dos entes queridos, respeitando as medidas de segurança e o distanciamento social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo