Repórter Recife – PE – Brasil

Empresa contratada para realizar Enem 2023 pagará por custos extras de provas em locais distantes dos candidatos, confirma ministro da Educação.

A empresa responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 terá que assumir os custos extras da aplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro para os candidatos que se sentirem prejudicados pelo fato de o local de prova ter sido definido a mais de 30 quilômetros do domicílio informado por eles no ato de inscrição. A confirmação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante uma coletiva realizada nesta terça-feira (31).

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa responsável pelo Enem-2023, já se comprometeu a realizar as provas para os candidatos afetados por esse erro na definição dos locais de aplicação. Cerca de 50 mil inscritos foram prejudicados.

O ministro ressaltou que alguns candidatos também erraram na hora de marcar o local onde gostariam de fazer as provas. Ele citou o exemplo de um aluno do estado do Ceará que confundiu o bairro Varjota, em Fortaleza, com a cidade de Varjota, que fica a 230 km de distância de sua residência.

Apesar do erro cometido pela empresa aplicadora e dos equívocos por parte dos candidatos, o ministro descartou a possibilidade de adiar as datas originais de aplicação das provas. Segundo ele, a manutenção das datas em 5 e 12 de novembro não trará vantagens para quem fizer as provas posteriormente, em 12 e 13 de dezembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que não há casos de inscritos que farão provas em município diferente do indicado no momento da inscrição. Portanto, a cidade escolhida para fazer a prova não poderá ser alterada. O presidente do Inep, Manuel Palacios, garantiu que esses casos são problema da inscrição e não estão relacionados a erros cometidos pela empresa aplicadora.

Os candidatos inscritos no Enem-2023 já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que contém informações como número de inscrição, datas, horários e local das provas. O documento está disponível na Página do Participante, sendo necessário fazer login com o número do CPF e a senha cadastrada.

Mesmo diante dos contratempos, o ministro acredita que o problema afeta apenas 1% dos alunos inscritos e não considera viável adiar a prova para 99% dos inscritos. Ele ressaltou que a decisão de manter as datas originais foi tomada levando em conta a complexidade logística envolvida e o impacto que um adiamento teria em todo o país.

Sair da versão mobile