Tremor de magnitude 5,5 abala sul e sudoeste da Guatemala sem vítimas ou danos materiais.

Nesta quarta-feira (1º), um tremor de magnitude 5,5 foi sentido no sul e sudoeste da Guatemala, de acordo com informações do porta-voz da Defesa Civil, Rodolfo García. Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos materiais.

O terremoto ocorreu às 15h52 (horário local), com epicentro no Oceano Pacífico, próximo ao departamento de Escuintla, detalhou García. O tremor teve uma profundidade de 5 km e foi sentido em algumas áreas do sudoeste do país, incluindo a cidade turística de Antigua Guatemala, gerando medo entre a população.

A Guatemala é conhecida por sofrer com tremores devido à convergência das placas tectônicas do Caribe e de Cocos, além das falhas geológicas locais que provocam uma série de movimentos, muitos imperceptíveis para os seres humanos. Segundo as autoridades, 90% do território guatemalteco é propenso a tremores.

É importante lembrar que a Guatemala está situada em uma região sísmica bastante ativa, com uma história marcada por terremotos devastadores. Um dos mais devastadores foi o terremoto de 1976, que resultou na morte de cerca de 23 mil pessoas e deixou milhares de desabrigados.

As autoridades guatemaltecas têm investido em medidas de prevenção e resposta a desastres naturais, como terremotos e vulcões. A Defesa Civil, por exemplo, atua na coordenação nacional para a redução de desastres, trabalhando na prevenção, preparação e resposta a situações de emergência.

Apesar de não terem sido relatados danos materiais ou vítimas até o momento, é fundamental que a população esteja preparada para lidar com eventos sísmicos. Medidas como a realização de exercícios de evacuação, a construção de edifícios mais seguros e o planejamento adequado são essenciais para minimizar os impactos negativos dos terremotos.

Os guatemaltecos devem permanecer atentos aos alertas e orientações das autoridades locais e seguir as medidas de segurança para garantir a sua proteção e a de seus entes queridos em casos de desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo