Operação Voltando em Paz repatria brasileiros resgatados da Cisjordânia em voo pioneiro com aeronave cedida pela Presidência

A Base Aérea de Brasília recebeu nesta quinta-feira (2) a nona aeronave VC-2 (Embraer 190) cedida pela Presidência da República, que regressou ao Brasil pela Operação Voltando em Paz. Diferentemente dos voos anteriores, que traziam brasileiros resgatados de Israel, esse voo foi pioneiro ao trazer cidadãos brasileiros resgatados do território palestino da Cisjordânia. Dos 32 passageiros, 30 são brasileiros, enquanto um é palestino e outro jordaniano, ambos casados com brasileiros. Entre os passageiros, seis são idosos, sendo dois cadeirantes, que receberam assistência ao descerem da aeronave. Durante o desembarque, o grupo acenou com bandeiras do Brasil e da Palestina.

Enquanto a maioria dos passageiros seguirá para outros destinos finais, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS), apenas uma passageira permanecerá em Brasília. As famílias repatriadas terão seus destinos divididos entre essas cidades.

Antes do pouso, o tenente-coronel Garcez, da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que alguns passageiros apresentavam vulnerabilidade emocional devido aos ataques militares e restrições vivenciados na região da Cisjordânia. Durante o voo, os passageiros tiveram assistência médica e psicológica de profissionais da FAB, com 13 consultas realizadas. Além disso, foram providenciados espaços lúdicos para as crianças desenharem com brinquedos e blocos de montar, buscando desvinculá-las do ambiente de guerra.

Até o momento, 1.445 passageiros e 53 pets já foram resgatados em voos que regressaram ao Brasil pela Operação Voltando em Paz. A aeronave VC-2 (Embraer 190) cedida pela Presidência da República retornou ao Brasil para manutenção rotineira agendada previamente, enquanto outro avião de mesmo modelo aguarda autorizações para resgatar brasileiros na Faixa de Gaza. Ainda não há previsão de pouso no Brasil desta décima aeronave.

O governo brasileiro tem realizado doações de purificadores de água portáteis, kits de medicamentos, insumos e mantimentos para assistência humanitária aos brasileiros residentes nos territórios palestinos. Até o momento, não foram identificados brasileiros na lista de mais de 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza. O ex-magnata das criptomoedas Sam Bankman-Fried também foi declarado culpado de fraude nos Estados Unidos, enquanto os filhos de Trump enfrentam processos por fraude financeira em Nova York.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo