Inep monitora 9,4 mil locais de aplicação do Enem por meio de sala de controle para exame deste fim de semana

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está preparado para monitorar cada detalhe da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o objetivo de garantir a lisura e o bom andamento do exame, o Inep conta com uma sala de controle que acompanha a movimentação de 9,4 mil locais de aplicação. Essa supervisão é essencial, já que as provas serão realizadas amanhã (5) e no próximo domingo (12) em um total de 132.456 salas de aplicação, distribuídas em 1.750 municípios de todo o país.

Para coordenar esse gigantesco processo, o Inep conta com uma equipe numerosa. Serão 1.763 coordenadores municipais, 36 coordenadores estaduais e cerca de 13 mil assistentes de local. Esses profissionais são responsáveis por organizar os 38.782 malotes de provas, que contêm um total de 7.917.402 exames impressos. Esses números são necessários para atender aos 3,9 milhões de inscritos que realizarão o exame neste fim de semana.

A sala de controle do Inep monitora a entrega dos malotes de prova, a presença dos profissionais e o início da aplicação dos testes. Esse acompanhamento rigoroso é fundamental para garantir que tudo ocorra da forma mais tranquila possível. Segundo o instituto, são aproximadamente 400 mil pessoas envolvidas em todo o processo do Enem 2023, desde a elaboração e impressão das provas até sua distribuição e aplicação.

O Inep também se prepara para imprevistos que possam ocorrer durante a aplicação do exame. Caso haja alguma situação que impossibilite a realização das provas, como alagamentos ou tempestades, novas datas para a reaplicação já estão previstas: 12 e 13 de dezembro. O instituto ressalta que o Enem é considerado uma operação de grande escala, que envolve diferentes órgãos do governo, incluindo Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e polícias militares.

Todos os protocolos do Enem são cuidadosamente monitorados pelo Inep. Desde a publicação do edital até a divulgação dos resultados, o instituto se responsabiliza pela gestão de riscos e pela elaboração de planos de ação para possíveis intercorrências. A segurança é uma prioridade e, por isso, o envio das provas para a gráfica de segurança máxima segue protocolos rígidos. As provas são diagramadas dentro de uma sala segura e, em seguida, são produzidas, impressas e liberadas com mínima intervenção humana. O processo inclusive conta com escolta militar para garantir a segurança dos malotes de provas durante todo o trajeto, desde a impressão até a entrega nas centrais de correção do consórcio aplicador.

Com toda essa estrutura e organização, o Inep busca garantir a realização do Enem de maneira tranquila e justa para todos os participantes. As provas são uma etapa importante na trajetória educacional dos estudantes brasileiros e é fundamental que sejam realizadas com o máximo de segurança e cuidado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo