Repórter Recife – PE – Brasil

Orquestra Criança Cidadã se apresenta para o Papa Francisco no Vaticano em concerto pela paz

Neste sábado (4), a Orquestra Criança Cidadã, do Grande Recife, emocionou o público ao se apresentar no Vaticano, em Roma, diante do papa Francisco. O evento faz parte dos “Concertos pela Paz”, uma iniciativa que busca reunir jovens de diferentes países para pedir pelo fim da guerra, por meio da arte. A apresentação contou com a participação de jovens do Brasil, Itália, Ucrânia e Rússia, que compartilharam mensagens de amor pela música.

Entre os artistas que se apresentaram, estava o violoncelista Wesley Matheus, que descreveu sua emoção ao ver o papa pela primeira vez: “O coração foi a mil. Eu estava nervoso e ansioso, mas foi incrível. Para chegar aqui e estudar música, precisamos de disciplina e de bastante estudo, mas também é importante saber lidar com as emoções para essas apresentações”, declarou o músico.

A Orquestra Criança Cidadã, fundada pelo juiz João José Targino, trouxe 24 jovens entre 14 e 21 anos, que são oriundos das comunidades do Coque, no Recife, e de Camela, em Ipojuca, para mostrar seu talento para o mundo. Além de Wesley, dois outros músicos, Alan Riquelme Noronha e Pedro Henrique Martins, destacaram a importância da música em suas vidas e enviaram uma mensagem inspiradora ensinando sobre a dedicação e a felicidade que a música traz.

O evento foi organizado pela Charis Internacional e pela Comunidade Obra de Maria, com apoio da Fondazione Cavalsassi, da Itália. No repertório, foram apresentadas homenagens aos cidadãos que estão diretamente afetados pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Compositores renomados como Sergei Rachmaninov e Mykola Leontovich foram escolhidos para representar essa mensagem de paz.

Também foram executadas músicas de Antonio Vivaldi e Astor Piazzolla, em homenagem ao papa Francisco, além do clássico do tango “Por Una Cabeza”, de Alfredo Le Pera e Carlos Gardel, representando a cultura argentina. Do Brasil, foram selecionadas composições de Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e Clóvis Pereira.

O juiz João José Targino, fundador da orquestra, expressou sua alegria pela realização desse sonho e enfatizou a importância do tema dos Concertos pela Paz: “Estou profundamente alegre por ter visto um sonho se realizar. Nós trabalhamos com afinco com nove meses pra trazer a orquestra para cá, com músicos russos, italianos, ucranianos e, obviamente, com artistas da nossa Orquestra Cidadã. Então eu penso que foi uma jornada coroada de êxito, onde o tema dos Concertos pela Paz realmente se consolidou ao mostrar ao Santo Padre que na arte não há guerra”, concluiu o juiz.

A apresentação da Orquestra Criança Cidadã no Vaticano foi um momento marcante e inspirador, que destacou o poder da música como uma forma de promover a paz e a união entre os povos.

Sair da versão mobile