Ausência média de 28,1% marca primeiro dia de prova do Enem 2023, com mais de 3,9 milhões de inscritos

No último domingo (5), foi realizado o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que contou com a presença de 71,9% dos candidatos inscritos. Esse número representa uma ausência média nacional de 28,1%, segundo dados preliminares com base em 98% dos locais de prova. Este ano, mais de 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para realizar o exame.

Os candidatos tiveram que responder questões das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escrever uma redação. A participação nesse primeiro dia do Enem foi comemorada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou o aumento de 13,1% no número de inscritos em relação ao ano anterior.

Artigos relacionados

Em uma coletiva de imprensa, o ministro ressaltou que esse aumento é resultado dos esforços do governo para incentivar os jovens a se submeterem ao exame, que é fundamental para o acesso ao ensino superior no país. Foram confirmadas 3.939.242 inscrições neste ano, comparadas a 3.476.105 no ano passado.

Além disso, o Enem 2023 trouxe algumas novidades. Pela primeira vez, os gráficos e figuras das provas foram impressos em formato colorido, visando facilitar a leitura para pessoas daltônicas ou com problemas de visão. O cartão-resposta também foi ampliado para ajudar candidatos com deficiência visual.

Entretanto, alguns incidentes ocorreram durante o primeiro dia de provas. De acordo com o balanço apresentado por Santana, 4.293 candidatos foram eliminados por violações às regras, como o uso de equipamentos eletrônicos e a saída antecipada da sala. Além disso, 905 candidatos enfrentaram problemas durante a realização das provas, incluindo questões de saúde e interrupções de energia e abastecimento de água.

Os estudantes que foram prejudicados por condições climáticas, problemas de logística ou que foram alocados em locais de prova distantes poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Essa oportunidade também é válida para casos de doenças e questões de saúde que impediram a realização do exame.

Outro fato que chamou atenção foi o suposto vazamento de uma prova de redação do Enem 2023, que circulou nas redes sociais e grupos do WhatsApp durante a tarde. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, ressaltou que essas imagens só podem ser divulgadas a partir das 18h30, o que configura uma infração.

No geral, o primeiro dia de aplicação do Enem 2023 transcorreu dentro do esperado, com uma porcentagem de ausência similar à do ano anterior. Agora, os candidatos aguardam o segundo dia de provas, que ocorrerá no próximo domingo (12), para finalizarem essa etapa importante em busca de uma vaga no ensino superior.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo