Estudantes de 17 anos são impedidas de fazer Enem por falta de documento oficial com foto.

No último domingo (5), duas estudantes de 17 anos perderam a oportunidade de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por não estarem com documento de identificação com foto. Thaynná Gomes e Hilda Pâmella, alunas da Escola Dom Vital, no Recife, compareceram ao local de prova na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) apenas com os comprovantes de solicitação de segunda via do RG.

Ambas as estudantes afirmaram que perderam o documento há duas semanas e estavam confiantes de que poderiam realizar a prova com os comprovantes de solicitação da segunda via. No entanto, foram impedidas de entrar no local. Hilda lamentou a situação e desabafou sobre o desejo de terminar o ensino médio e passar para a faculdade. Já Thaynná, emocionada, disse que essa seria sua primeira vez fazendo o Enem e que queria aproveitar a oportunidade para dar orgulho à família.

No momento, as estudantes foram informadas de que seria necessário apresentar um boletim de ocorrência, mesmo não tendo sido roubadas, apenas perdido o documento. Thaynná também explicou que estava se recuperando de uma cirurgia no olho e que ainda estava com o olho direito cirurgiado.

O caso das duas estudantes chama atenção para a importância de estar com o documento de identificação em mãos no dia da realização do Enem. A regra é clara e fundamental para a segurança e organização do exame. A falta do documento pode resultar na exclusão do estudante dos locais de prova.

É válido ressaltar que perder documentos é algo que pode ocorrer com qualquer pessoa, porém, é importante que haja a devida atenção e cuidado para evitar transtornos como esse. É recomendado que os estudantes verifiquem a validade dos documentos e mantenham uma cópia ou digitalização dos mesmos, como forma de precaução.

Infelizmente, Thaynná e Hilda terão que aguardar até o próximo ano para realizar o Enem e seguir com seus planos de ingressar na faculdade. Esperamos que esse episódio sirva de aprendizado para ambas as estudantes e que elas consigam se preparar ainda mais para o exame, garantindo um futuro promissor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo