Estudantes prejudicados pelo clima poderão participar da reaplicação do Enem 2023 em dezembro.

No último domingo, o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou que os estudantes que foram prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. As novas provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

Santana informou que os problemas de falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas no estado de São Paulo foram resolvidos. Ele ressaltou a parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a equipe do MEC e o governo do estado de São Paulo para solucionar esse problema. O ministro não foi notificado sobre ocorrências relacionadas à seca que teriam prejudicado candidatos do Norte do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve presente no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e afirmou que o problema de falta de energia elétrica foi totalmente resolvido.

Em relação ao conteúdo do Enem, Santana garantiu que não houve interferência do governo federal. Segundo ele, não haverá e nem houve nenhuma influência no conteúdo das provas.

O ministro destacou a logística para a aplicação das provas, abrangendo mais de 3,9 milhões de inscritos em 1.750 municípios e mais de 9 mil locais de prova. Todos os malotes foram entregues no horário correto, assegurou Santana.

Uma novidade desta edição do Enem é a acessibilidade para candidatos com deficiência. Os gráficos e as figuras das provas serão coloridos para facilitar a compreensão de pessoas daltônicas ou com problemas de visão. Além disso, o cartão resposta será ampliado para benefício dos candidatos com problemas de visão.

O ministro também ressaltou o trabalho do Inep, que conta com 380 mil colaboradores envolvidos na aplicação das provas, incluindo coordenadores, aplicadores de prova e agentes de segurança, como policiais militares, policiais federais e policiais rodoviários federais.

Essa edição do Enem marca os 25 anos do exame, e o MEC se esforçou para garantir que todos os estudantes tivessem condições adequadas para realizar as provas. Com a reaplicação para os alunos prejudicados pelas condições climáticas, o MEC busca garantir a igualdade de oportunidades e a justiça no processo seletivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo