Fechamento de fronteira em Gaza pode atrasar resgate de brasileiros, reconhece embaixador do Brasil no Egito

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, reconheceu a possibilidade de atraso no resgate de brasileiros em Gaza devido ao fechamento da fronteira. Segundo o embaixador, se a passagem de Rafah continuar fechada, a saída de todos os estrangeiros, não apenas dos brasileiros, será afetada.

Na última sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que os brasileiros deverão deixar a região até a próxima quarta-feira. Para garantir o cumprimento dessa determinação, o ministro tem mantido conversas por telefone com o chanceler de Israel, Eli Cohen, que garantiu se comprometer com isso.

Artigos relacionados

No entanto, a autorização para o uso da passagem de Rafah foi suspensa no sábado à tarde, sem que haja uma justificativa oficial para isso. A suspensão aconteceu após forças israelenses atingirem uma ambulância na região externa do Hospital Al-Shifa em Gaza, na última sexta-feira.

Atualmente, há 34 pessoas aguardando para deixar Gaza, sendo 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 parentes próximos. As tratativas para a liberação da passagem de Rafah estão sendo conduzidas pelo Egito, Estados Unidos, Catar e Israel, e ainda é permitida a entrada de caminhões de ajuda no território.

Desde a quarta-feira passada, várias pessoas já deixaram o território, incluindo feridos que estão recebendo tratamento em hospitais na península egípcia do Sinai. Entretanto, a situação dos brasileiros ainda não está definida e nesta segunda-feira espera-se um posicionamento fechado do Itamaraty sobre o possível atraso em sua saída.

É importante ressaltar que a região de Gaza vive um momento de tensão, com confrontos constantes entre Israel e grupos militantes palestinos. Essa situação tem levado diversos países a retirarem seus cidadãos de lá, devido aos riscos à segurança. O Brasil, através do seu Ministério das Relações Exteriores, está empenhado em garantir a segurança de seus cidadãos e agilizar o processo de resgate. Resta aguardar por novas informações e esperar que a situação seja resolvida o mais breve possível, permitindo a saída dos brasileiros que estão em Gaza.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo