Adesão recorde no Enem PPL em Pernambuco e regras para reaplicação da prova são divulgadas

No último domingo (5), milhões de estudantes participaram do primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. No entanto, há casos em que os candidatos não puderam comparecer à prova devido a doenças contagiosas ou problemas logísticos. Mas e se esses estudantes ainda tiverem a oportunidade de fazer a prova em outra data?

De acordo com o edital do Enem 2023, existe a possibilidade de reaplicação da prova em algumas situações. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, definiu que a reaplicação ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

Para solicitar a reaplicação, o candidato deve fazer o pedido entre os dias 13 e 17 de novembro por meio da Página do Participante, disponível no site do Inep.

Dentre os casos em que é possível fazer a solicitação de reaplicação, estão as doenças infectocontagiosas. O participante ausente por causa dessas doenças, como tuberculose, coqueluche, sarampo e até mesmo covid-19, tem o direito de solicitar a reaplicação.

Por outro lado, problemas logísticos também podem ser motivo de solicitação de reaplicação. Desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de provas, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao candidato ou erro na execução de procedimentos de aplicação que causem prejuízo comprovado ao participante são alguns exemplos.

Candidatos que foram alocados para locais de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição também têm o direito de reaplicação da prova.

Para solicitar a reaplicação, é necessário apresentar um documento comprovante da necessidade dessa nova oportunidade, como um diagnóstico médico no caso de doenças infectocontagiosas.

Vale ressaltar que o pedido de reaplicação deve ser feito dentro do prazo estabelecido, entre os dias 13 e 17 de novembro. Pedidos realizados após essa data não serão aceitos.

Segundo o edital, haverá apenas uma reaplicação do Enem, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro. Portanto, é importante que os candidatos que se enquadrem nessas situações façam a solicitação e estejam preparados para a nova aplicação da prova.

É fundamental que os candidatos estejam atentos ao edital e sigam todas as orientações fornecidas pelo Inep para garantir seus direitos e participar do Enem de forma justa e igualitária.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo