Nenhuma lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza é divulgada pelas autoridades israelenses e egípcias, prolongando o sofrimento no enclave palestino

Autoridades israelenses e egípcias estão retendo a divulgação de uma lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza. Esse é o segundo dia consecutivo em que nenhuma pessoa consegue sair do enclave palestino, que tem sido alvo constante de bombardeios vindos de Israel.

A suspensão das saídas aconteceu após um ataque de Israel contra ambulâncias em Gaza, que eram utilizadas para transportar feridos. De acordo com informações da agência de notícias Reuters, autoridades do Egito, Estados Unidos e Catar estão tentando retomar o processo de retirada de estrangeiros e feridos de Gaza.

No último sábado, foi divulgada uma lista com o nome de 599 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, incluindo 386 com passaporte dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. Essa lista era referente ao quarto grupo de estrangeiros ou residentes com dupla nacionalidade que as autoridades egípcias e israelenses, com a anuência do governo dos Estados Unidos, permitiram entrar em território egípcio.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou na última sexta-feira com o ministro do Exterior de Israel, Eli Cohen. Segundo o chanceler brasileiro, o ministro israelense garantiu que até esta quarta-feira, os brasileiros na Faixa de Gaza seriam autorizados a passar pela fronteira com o Egito.

Um grupo de 34 brasileiros está aguardando permissão para deixar Gaza desde o início do conflito. Eles estão divididos entre as cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul do enclave palestino. De acordo com Hasan Rabee, um brasileiro de 30 anos, está cada vez mais difícil encontrar comida e água potável em Gaza. Os alimentos estão sendo cozidos em fogões a lenha, já que estão sem energia há 31 dias.

Rabee afirma que a situação está piorando a cada dia e muitas pessoas estão passando fome. Ele relata que estão consumindo água encanada e que a falta de acesso a alimentos é outro grande sofrimento enfrentado pelos moradores de Gaza.

Até o momento, as autoridades israelenses e egípcias não divulgaram novas informações sobre a retomada das saídas de estrangeiros de Gaza. A situação no enclave palestino continua sendo motivo de preocupação e as pessoas estão aguardando ansiosamente por uma solução para deixar a região afetada pela guerra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo