Situação de brasileiros na Faixa de Gaza é discutida pelo presidente Lula e chanceler Mauro Vieira

Durante a manhã desta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira discutiram a preocupante situação de 34 brasileiros, palestinos residentes no Brasil e seus parentes próximos, que aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza através do Egito. O impasse ocorre em meio aos conflitos entre Israel e o grupo palestino Hamas, e há grande temor em relação à segurança desses nacionais na região.

No entanto, após dois dias de fechamento por parte do governo egípcio, a passagem de Rafah, através da qual estrangeiros estavam deixando Gaza, foi reaberta nesta segunda-feira. Até o momento, foram liberadas quatro listas de pessoas autorizadas a sair da zona de conflito, mas nenhum brasileiro consta entre elas.

Essa demora na liberação dos brasileiros tem causado preocupação, pois além do risco de serem atingidos pelos bombardeios, há também a possibilidade de escassez de alimentos, remédios, água e energia na região. Diante dessa situação, o governo brasileiro tem intensificado os contatos com autoridades de países que possuem destaque no impasse.

Na última sexta-feira, o chanceler Mauro Vieira conversou por telefone com o chanceler de Israel, Eli Cohen, que garantiu que os brasileiros em Gaza seriam liberados para atravessar a fronteira até quarta-feira, no máximo. Vieira também manteve contato com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry, cinco vezes, e com Eli Cohen por três vezes. Além disso, o presidente Lula da Silva falou com os presidentes de Israel, Isaac Herzog; do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi; e da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, numa tentativa de acelerar a liberação dos brasileiros.

O assessor para assuntos internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, também conversou com Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, manifestando o incômodo pelo fato de nenhum brasileiro estar incluso nas listas de retirada de estrangeiros de Gaza.

Nesse contexto, uma nova tentativa foi feita para obter ajuda dos Estados Unidos. Durante uma visita ao Palácio do Planalto, a embaixadora americana em Brasília, Elizabeth Bagley, acompanhada do subsecretário de Estado Kevin Sullivan, discutiu temas relacionados à América do Sul e ouviu um apelo das autoridades brasileiras para que os Estados Unidos ajudem na repatriação dos cidadãos brasileiros que estão em Gaza.

Assim, o governo brasileiro está empenhado em resolver essa situação delicada e garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo