31º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade inicia nesta segunda-feira (9) em São Paulo, com programação diversificada e gratuita.

A 31ª edição do Festival MixBrasil, o maior evento LGBTQIA+ da América Latina, começa hoje (9) e vai até o próximo dia 19. Ao longo de 11 dias, sete espaços culturais da capital paulista recebem espetáculos teatrais, sessões de filmes, experiências XR, literatura, performances e o tradicional Show do Gongo com a atriz Marisa Orth. O evento ainda conta com o prêmio Ícone Mix, que homenageia a atriz e ativista Renata Carvalho, e o Crescendo com a diversidade, destinado ao público infantil.

A programação do festival é composta por espetáculos teatrais transmídia originários de Taiwan, da França e do Brasil, sessões de filmes de 35 países e de 13 estados brasileiros, experiências XR com a temática queer, vindas de diversos países, literatura, performances, além do tradicional Show do Gongo. O público também poderá conferir o que há de novo no mundo dos jogos, por meio do MixGames, que apresentará uma seleção de jogos engajados na luta pela diversidade e a inclusão.

O Brasil é representado na programação por títulos como “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves (RJ), “Corpo Presente” de Leonardo Barcelos (MG), “Capim Navalha” de Michel Queiroz (GO), “Uma Tarde Pra Tirar Retrato” de André Sandino Costa (RJ), “Todos Morrem Tentando Fazer uma Obra Prima” de Gustavo von Ha (SP), “M de Mães” de Lívia Perez, e “Antígônadá” de Dora Longo Bahia (SP).

Além disso, o festival se preocupa em levar mensagens que contribuam para a compreensão e aceitação da comunidade LGBTQIA+, desde cedo, oferecendo atividades específicas para o público infantil. O diretor do festival, André Fischer, ressalta a importância desse trabalho educativo, que inclui exibição de filmes, espetáculos e oficinas que debatem temas relacionados à comunidade LGBTQIA+.

A programação online começa em 9 de novembro e poderá ser assistida gratuitamente pelas plataformas do Sesc Digital, Spcine Play e Itaú Cultural Play. Toda a programação do festival pode ser conferida no site oficial do evento, além das redes sociais do festival.

O evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil e do Ministério da Cultura, com patrocínio do Itaú, Mercado Livre e Spcine, além do apoio cultural do Sesc SP.

A 31° edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontece de 9 a 19 de novembro em diversos locais da cidade de São Paulo. A entrada é gratuita e os ingressos para as sessões serão disponibilizados na bilheteria dos locais uma hora antes do início de cada sessão. No Museu da Língua Portuguesa, o acesso será gratuito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo