Conflito Israel x Hamas: Desafios éticos do jornalismo diante da desinformação e manipulação da IA, diz vencedora do Nobel.

O conflito entre Israel e Hamas trouxe à tona os desafios do jornalismo diante da desinformação e manipulação de informações, segundo a vencedora do prêmio Nobel, María Ressa. A jornalista filipina apresentou uma carta internacional de princípios éticos em resposta ao desafio imposto pela Inteligência Artificial (I A), afirmando que nunca viveu uma situação como a atual nos seus 38 anos de carreira.

Ressa destacou que o conflito entre Israel e Hamas representa uma guerra de informação geopolítica, cujo alvo são os cidadãos, especialmente os jovens que estão mais expostos a informações manipuladas por meio dos smartphones. A jornalista afirmou que o momento atual também representa o início das deep fakes, imagens alteradas pela IA, o que torna o cenário ainda mais complexo.

Ela ainda ressaltou que a manipulação pela Inteligência Artificial será uma preocupação especialmente em 2024, quando 54 países terão eleições importantes. Segundo Ressa, a manipulação de informações interfere diretamente na integridade das eleições, o que coloca em risco princípios democráticos fundamentais.

A carta apresentada durante o Fórum da Paz de Paris, elaborada por jornalistas em conjunto com uma comissão de 32 especialistas, visa implementar regras éticas comuns. Esta iniciativa tem como objetivo preservar a integridade das informações e reforçar a importância da tomada de decisões centrada nas estratégias editoriais e nas tarefas editoriais de longo prazo.

Além disso, a jornalista destacou que o ambiente atual é desafiador para os jornalistas, que podem ser atacados apenas pelo modo como formulam suas notícias. Por fim, Ressa foi premiada com o Nobel da Paz em 2021 ao lado do comunicador russo Dmitri Muratov por sua luta corajosa pela liberdade de expressão.

Dessa forma, a apresentação da carta internacional de princípios éticos marca um importante passo na busca por garantir a integridade das informações em um cenário cada vez mais influenciado pela Inteligência Artificial e pela desinformação. O jornalismo se vê diante de novos desafios e da necessidade de se adaptar e reforçar seus valores éticos e democráticos para garantir a preservação da verdade e da liberdade de expressão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo