Brasileiros retirados da Faixa de Gaza terão direito a diversos serviços ao chegar ao Brasil na noite de segunda-feira (13)

Brasileiros retirados da Faixa de Gaza chegam ao Brasil nesta segunda-feira (13) e terão direito a diversos serviços de apoio e acolhimento. Foram 32 pessoas resgatadas, e o governo oferecerá ajuda para regularizar a situação no país, acesso a programas sociais e ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o governo disponibilizará acesso a documentação, como carteira de identidade e de trabalho, nos casos em que forem necessários. Assim que chegarem ao Brasil, os brasileiros ficarão hospedados em uma estrutura da Aeronáutica, em Brasília, durante dois dias, onde receberão cuidados médicos, imunização e apoio psicológico.

Parte dos brasileiros já têm local para ficar após esses dois dias, mas cerca de metade do grupo será direcionada para um abrigo do governo no interior de São Paulo, sem um prazo máximo de permanência. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que há todo um esquema de recepção na chegada ao Brasil, com contato com famílias e disponibilização de abrigos.

Além disso, o governo oferecerá apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e da Casa Civil, que disponibilizará identidade, permissão de trabalho, acesso ao SUS e acesso à toda rede de apoio social para os refugiados.

O secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto Botelho, destacou que a ajuda será estendida pelo tempo que for necessário, visando a integração das pessoas ao país de forma digna e completa, sem prazo limite fixado.

Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a chegada ao Egito do grupo de brasileiros que estava na Faixa de Gaza e desejava atravessar a fronteira, parabenizando o Itamaraty e a Força Aérea Brasileira (FAB) “pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz”.

A expectativa é que o grupo chegue ao Brasil na noite de segunda-feira, após paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife, com expectativa de chegada às 23h30, horário de Brasília.

O auxílio do governo aos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza reforça o compromisso do país com a proteção e acolhimento dos refugiados, garantindo-lhes segurança, apoio social e oportunidades de reconstruir suas vidas em solo brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo