Milhões de estudantes enfrentam neste domingo a segunda prova do Enem, com desafio de 90 questões de matemática e ciências naturais.

Milhões de estudantes por todo o país estão realizando, neste domingo (12), a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, os alunos deverão resolver 90 questões de matemática e ciências da natureza, durante um período de cinco horas. A abertura dos portões está marcada para as 12h, com o fechamento previsto para as 13h, no horário de Brasília. A prova terá início às 13h30 e se encerrará às 18h30. Até o momento, mais de 3,9 milhões de candidatos se inscreveram e cerca de 2,8 milhões compareceram ao primeiro dia de prova.

É fundamental que cada participante leve consigo uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e um documento de identificação válido, tanto físico como digital. Recomenda-se, ainda, que os candidatos levem um lanche e água para garantir energia durante a realização da prova, uma vez que se trata de um exame longo.

Artigos relacionados

Além disso, é indispensável que cada estudante apresente um dos documentos de identificação válidos, como cédulas de identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros. Também são aceitos dispositivos digitais, como e-Título, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, sendo que capturas de tela não serão, em hipótese alguma, aceitas.

Os candidatos devem ficar atentos às regras estabelecidas para a realização do exame, uma vez que o descumprimento delas pode resultar em eliminação. Por exemplo, é estritamente proibido o uso de celulares, que deverão ser desligados e guardados em um envelope a ser lacrado. Ademais, não será permitido se comunicar com outras pessoas ou portar qualquer material não autorizado durante a aplicação do exame.

O Enem teve início no último domingo (5) com as provas de linguagens, ciências humanas e redação, seguindo no segundo domingo (12) em mais de 1,7 mil municípios de todo o país. As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas para concorrer a vagas em universidades públicas, bolsas de estudo em instituições privadas, obter financiamento estudantil e acessar o ensino superior em universidades estrangeiras.

Diante de todo o contexto apresentado, é fundamental que cada estudante se prepare de modo adequado para o exame, atentando-se às regras estabelecidas e levando consigo todos os itens necessários para a realização da prova. A participação no Enem pode ser determinante para o futuro profissional e acadêmico de cada candidato.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo