Aeronave decola do Cairo com 22 brasileiros e retorna ao Brasil em meio à guerra entre Israel e o Hamas.

Nesta segunda-feira (13), decolou do Cairo no Egito uma aeronave com 22 brasileiros, sete palestinos residentes no Brasil e três parentes que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o Hamas. Com a primeira parada programada para o Recife, a VC-2 deve chegar à Brasília, seu destino final, por volta das 23h30. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave da Presidência da República partiu do Cairo às 11h51 (hora local; 6h51 de Brasília).

Os brasileiros cruzaram a fronteira entre Gaza e Egito pelo Portal de Rafah na manhã de domingo (12). Inicialmente, a lista possuía 34 nomes, mas duas pessoas desistiram da repatriação e permaneceram no enclave palestino. O voo faz parte da Operação Voltando em Paz, que já trouxe ao Brasil outros nove voos, totalizando 1.477 cidadãos e 53 pets repatriados.

Antes de chegar ao Brasil pelo Recife, a aeronave fará duas paradas: uma em Roma, na Itália, e outra em Las Palmas, na Espanha. Agradecendo ao governo federal, o palestino com cidadania brasileira Hasan Rabee, de 30 anos, celebrou a travessia ao utilizar as redes sociais para denunciar a guerra e relatar a situação daqueles que desejavam voltar ao Brasil.

O grupo enfrentou uma viagem de seis a sete horas até a capital do país, Cairo, onde chegou por volta das 19h (horário de Brasília) e passou a noite em um hotel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a travessia, parabenizando o Itamaraty e a FAB pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz.

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que havia um “espírito de alegria” no grupo. Segundo o governo federal, há uma operação montada para quando os brasileiros vindos de Gaza retornarem. Eles terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização, e ficarão dois dias hospedados em Brasília.

Em sua coletiva, o chanceler brasileiro também afirmou que “todo o esforço” para a saída dos brasileiros foi feito pelo governo federal, e que outras informações são “desinformação”. A declaração é uma resposta a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro que tentaram atribuir a ele um papel na operação. Além disso, Vieira desconversou quando questionado sobre o encontro que o embaixador de Israel no Brasil, Daniel, manteve com Bolsonaro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo