Calor intenso: Nutricionista alerta para o consumo moderado de bebidas alcoólicas e as opções menos calóricas para se refrescar.

Com a chegada do “primaverão” e temperaturas que ultrapassam os 42ºC, muitas pessoas desejam pegar uma praia e aproveitar bebidas refrescantes como a caipirinha, água de coco e cerveja. No entanto, a mestre em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo, Priscila Primmi, alerta que é preciso ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas, pois elas podem desidratar o corpo.

A água é sempre a melhor opção para matar a sede e refrescar o organismo, mas a nutricionista reconhece que muitas pessoas desejam uma bebida alcoólica de vez em quando. Nesse caso, ela sugere optar por drinques mais leves, como o gin, que tem metade das calorias de uma fatia de pão. A dica é adicionar ingredientes mais leves, como água tônica zero, especiarias e gelo, para manter a bebida mais refrescante.

Já o consumo de chope deve ser controlado, já que uma tulipa de 300 ml equivale a uma fatia e meia de pão, enquanto uma caneca de 475 ml corresponde a duas fatias por chope. As batidas, por incluírem ingredientes calóricos como leite condensado, e a tradicional caipirinha, feita com cachaça e muito açúcar, também são menos indicadas para quem está de olho na dieta.

A nutricionista ainda lista o valor calórico de outras bebidas, como cerveja, champanhe, vinho tinto, uísque e caipirinha, ressaltando que algumas, como a caipirinha, podem ter um alto valor calórico. Ela também enfatiza a importância de manter a moderação no consumo de álcool e optar por opções mais leves, como o gin.

Portanto, ao matar a sede durante o “primaverão”, é importante ficar atento ao consumo de bebidas alcoólicas, optar por opções mais leves e manter a moderação, a fim de evitar a desidratação e o excesso de calorias. Esteja sempre atento às suas escolhas e aproveite o calor com responsabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo