Capital paulista registra maior temperatura do ano, com termômetros chegando a 36,9°C em média, com previsão de dias quentes e operação para enfrentar o calor.

A capital paulista registrou, neste domingo (12), o dia mais quente de 2023, com os termômetros atingindo a média de 36,9°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à prefeitura, relatou que a temperatura máxima que o município havia registrado até então era 36,5º, no dia 24 de setembro. Além disso, a Vila Mariana alcançou a maior temperatura absoluta do ano, atingindo 38,5°C, ultrapassando o pico alcançado também em 24 de setembro, quando a Mooca e São Miguel Paulista registraram 37,5°C.

Para o mês de novembro, a expectativa dos especialistas do CGE é de que a média de temperatura mínima seja de 17,1°C, com a média de temperatura máxima prevista em torno de 26,4°C.

A previsão para os próximos dias indica um céu com poucas nuvens, com a mínima de 22º e máxima de 37º para amanhã. Já na quarta-feira (15), o feriado da Proclamação da República, a previsão é de mínima de 26º e máxima de 36º, com uma melhora leve na umidade, que deve ficar em torno de 35% e 85%. Quanto ao tempo, há possibilidade de chuva isolada e céu mais encoberto.

A Operação Altas Temperaturas foi realizada para atenuar o calor recorde do fim de semana, com a prefeitura realizando 52.980 atendimentos e distribuindo 102.590 itens para aumentar a hidratação corporal. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou 13.894 atendimentos e distribuiu 34.426 itens somente no domingo, incluindo garrafas de água, sucos, frutas e bonés, das 10h às 16h. Além disso, as tendas disponibilizaram bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets.

As equipes de saúde também atuaram diretamente nas tendas, realizando mais de 400 atendimentos. A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) também atendeu 216 animais de estimação de pessoas em situação de rua que frequentaram as tendas em diferentes regiões da cidade. A operação foi articulada em parceria com o governo estadual e a Sabesp, sendo iniciada sempre que a temperatura atinge 32º C ou sensação térmica equivalente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo