Doze crianças com deficiência de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, realizam sonho de conhecer o mar em viagem ao Recife.

Doze crianças com deficiência de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, tiveram a oportunidade única de realizar o sonho de conhecer o mar. A jornada até a praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, contou com uma escolta especial de viaturas e motos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que garantiram a segurança durante todo o percurso.

Das 12 crianças, 11 delas são usuárias de cadeira de rodas, enquanto uma possui microcefalia e mobilidade reduzida. A viagem foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, Uninassau e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Ao desembarcarem na arena do projeto social Praia sem Barreiras, as crianças foram calorosamente recebidas no último sábado.

A idealizadora da ação, Ana Zélia Belo, expressou sua emoção ao ver o sorriso estampado nos rostos das crianças. “Eu sempre sonhei em trazer essas crianças lá de Arcoverde até o mar. Me sinto agora realizada por termos, juntos, conseguido proporcionar esse momento de lazer, de inclusão e de dignidade”, afirmou Ana.

O contato com o mar foi uma experiência mágica para as crianças, como foi o caso de Miguel, de 7 anos, que deixou a cadeira de rodas de lado para mergulhar nas águas salgadas. A ação também foi elogiada pelo diretor de Governança Social da Uninassau, Sérgio Murilo, que enfatizou a importância do evento.

O Praia sem Barreiras é um projeto que visa proporcionar o acesso facilitado de pessoas com deficiência à praia. Iniciado em 2013, o projeto monta uma estrutura na areia com uma esteira especial que leva as pessoas até o mar, além do uso de cadeiras anfíbias, que possibilitam a entrada no mar de forma segura. Toda a assistência é prestada por estudantes voluntários de áreas como Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Turismo da Uninassau, que recebem capacitação para atender as necessidades dos usuários.

Em resumo, a viagem das crianças de Arcoverde até a praia de Boa Viagem foi um momento marcante e emocionante, proporcionando momentos de lazer, inclusão e dignidade para esses jovens. A parceria entre entidades públicas e privadas, aliada ao trabalho voluntário, evidencia a importância de projetos como o Praia sem Barreiras na promoção da igualdade e do acesso ao lazer para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo