As cartas escritas pelas crianças podem ser recolhidas em qualquer agência dos Correios ou pela internet, onde as pessoas interessadas em participar podem adotar uma cartinha, se comprometendo a adquirir o presente e entregá-lo em pontos de coleta dos Correios. A empresa fica responsável por entregar os brinquedos à criança que fez o pedido.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da estatal, Fabiano Silva, no Palácio do Planalto, e solicitou o empenho do governo para reforçar a campanha deste ano. O objetivo é amplificar a ação e mobilizar o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada para contribuir. No ano anterior, os Correios receberam mais de 260 mil cartas, porém apenas cerca de 187 mil foram adotadas.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que “Essa campanha dos Correios dialoga com a mensagem que o governo federal pretende transmitir ao povo brasileiro. Chegou a hora de as famílias voltarem a passar o Natal juntas, chegou a hora de a gente virar a página da desavença, da intolerância. E iniciativas como essa dos Correios dialogam com a mensagem que o governo e o presidente Lula querem transmitir para a sociedade”.
Dessa forma, a campanha do Papai Noel dos Correios é mais do que um simples evento de doação de presentes, é também uma oportunidade de unir o país em prol de um objetivo comum, levando alegria e esperança para crianças que vivem em condições de vulnerabilidade social. A mobilização de diversos setores da sociedade e do governo demonstra a importância e impacto positivo que a iniciativa tem na vida das crianças e de suas famílias.