Exposição “Nossa Luta: a perseguição aos negros durante o holocausto” é inaugurada no Salão Negro do Congresso Nacional.

A exposição itinerante “Nossa Luta: a perseguição aos negros durante o holocausto” foi inaugurada nesta terça-feira (14) no Salão Negro do Congresso Nacional e ficará em cartaz até o dia 8 de dezembro. O evento contou com a presença da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, do coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Afinidade de Raça, Devair Sebastião Nunes, e do coordenador-geral do Museu do Holocausto, Carlos Reiss.

A exposição é fruto de uma parceria entre o GT Afinidade de Raça, o Museu do Senado e o Museu do Holocausto de Curitiba. Esta edição conta com uma versão atualizada, que apresenta mais vitrines e histórias de dez brasileiros vítimas de racismo e violência racial no Brasil contemporâneo.

Ao celebrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, Devair fez um apelo pelo fim do racismo, ressaltando a importância de ações urgentes para preservar a diversidade humana. Já Ilana contextualizou a importância da tolerância, destacando que a exposição é oportuna em um momento crucial de debate sobre racismo e cotas no Brasil, bem como diante dos conflitos na Faixa de Gaza.

Uma das novidades da exposição são os conteúdos audiovisuais inéditos, que foram desenvolvidos em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da PUC-PR e com o Centro Cultural Humaita. Esses conteúdos visam oferecer novas narrativas e biografias de afroalemães com ligação com o Brasil e que sobreviveram à perseguição nazista.

O evento de inauguração também contou com a presença da presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília, Tamara Socolik, e do conselheiro da embaixada de Cuba, Hector Ramirez.

A exposição está aberta para visitação no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 8 de dezembro de 2023, diariamente, exceto terças e quartas-feiras, das 9h às 17h, inclusive nos feriados e nos fins de semana, com acesso pela rampa do Congresso Nacional. Para visitas às quintas-feiras, é necessário agendamento prévio, e o acesso é pelo Salão Branco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo