Guaratiba, no Rio, registra sensação térmica recorde de 58,5°C, surpreendendo moradores e meteorologistas

Hoje, o bairro de Guaratiba, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi notícia pelo segundo dia consecutivo devido ao intenso calor que impressionou moradores e especialistas. Às 9h15 da manhã desta terça-feira, a sensação térmica registrada foi de 58,5 graus Celsius (ºC), enquanto os termômetros de rua marcavam uma temperatura de 35,5°C no mesmo período. A diferença entre esses números tão contrastantes pode ter causado surpresa em muitas pessoas.

A temperatura do ar, medida pelos termômetros, reflete a quantidade de calor direto que vem do Sol ou do ambiente em que a pessoa se encontra. Já a sensação térmica é uma estimativa dos especialistas para compreender como o corpo humano reage ao calor, levando em consideração fatores como a umidade do ar e os ventos, que impactam na percepção corporal.

De acordo com a meteorologista Christiane Nascimento, do serviço municipal Alerta Rio, Guaratiba apresenta condições específicas que contribuem para uma sensação térmica mais alta do que a temperatura do ar. O bairro está mais sujeito ao efeito de ventos quentes do quadrante norte e próximo da Baía de Sepetiba, o que aumenta a umidade relativa do ar na região.

O Alerta Rio anunciou que o calor registrado hoje foi o maior desde que o serviço começou a fazer medições de temperatura na cidade. Durante o ano, outras sensações térmicas altas foram registradas em 17 de fevereiro (58,3°C) e 4 de fevereiro (58°C). E a previsão é que as temperaturas e sensações térmicas continuem altas ao longo da semana, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste.

Portanto, o fenômeno do calor intenso em Guaratiba revela a importância de compreender a diferença entre temperatura do ar e sensação térmica, assim como os fatores ambientais que influenciam na percepção corporal do calor. A população e as autoridades locais devem estar atentas e preparadas para lidar com esse clima extremo, que traz impactos significativos para a saúde e o bem-estar da comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo