RioFilme lança Observatório do Audiovisual Carioca, fornecendo dados estratégicos sobre investimentos e filmagens no Rio de Janeiro.

A RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, lançou o novo Observatório do Audiovisual Carioca, disponível em seu site. Desenvolvida a partir da plataforma Sistema de Informações Urbanas (Siurb), do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), a ferramenta é considerada estratégica por mapear dados no Rio de Janeiro e trazer números e gráficos essenciais à atividade audiovisual. Além disso, a ferramenta oferece detalhes que ajudam a identificar as melhores estratégias de investimentos e a promoção da cidade como destino cinematográfico internacional.

No último ano, a RioFilme investiu R$ 55 milhões, mais que o dobro do investido em 2021, primeiro ano da atual gestão, quando a empresa aplicou R$ 24 milhões no audiovisual carioca. O número de propostas beneficiadas pelos editais também subiu em 2022, alcançando 145 projetos, recorde na história da empresa e o dobro do número de propostas beneficiadas em 2021.

Além dos dados já disponíveis, a RioFilme está preparando o mapeamento da estrutura do audiovisual disponível no Rio de Janeiro. Na área do site dedicada ao Mercado Audiovisual Carioca, poderão ser consultadas informações estratégicas para o setor, como número de produtoras em atividade na cidade, proporção do mercado por segmento e outros índices fundamentais para entender o cenário e prospectar estratégias voltadas ao crescimento do mercado do Rio de Janeiro.

O Relatório Film in Rio, que consta do Observatório, revela números sobre as filmagens feitas no Rio de Janeiro. Em 2022, o município autorizou 7.174 diárias de filmagem, com média de 19 equipes gravando por dia. Segundo dados da Rio Film Commission, neste ano, até o mês de outubro, foram 6.479 diárias autorizadas. Os números são comparados aos de cidades como Madri, Paris e Lisboa, as mais filmadas do mundo.

Outras informações indicam que a região mais filmada da cidade é a zona sul, seguida das zonas norte e oeste. Quanto aos bairros e ruas que mais receberam equipes de gravação, sai na frente a região central, com 323 diárias autorizadas pela Rio Film Commission em 2023, seguida de Barra da Tijuca, com 155, e Flamengo, com 84. A ferramenta mapeou também a origem das equipes que escolhem o Rio como destino cinematográfico. Depois dos cariocas, as produtoras que mais filmam na cidade vêm de São Paulo.

O Observatório Audiovisual Carioca permite analisar tendências do mercado quanto ao tipo de obra que tem ganhado força. Em 2022, as séries preponderavam, com mais de 40% das filmagens realizadas na cidade. Neste ano, aparecem em primeiro lugar os longas-metragens, com 26,36% dos sets; em segundo as séries, com 24,88%; e, em terceiro, as novelas, com 19,4% das filmagens.

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