Senador manifesta preocupação com possível perda de validade de projeto de reajuste salarial para servidores e militares do DF.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) expressou sua preocupação com a possível perda de validade do Projeto de Lei 4.426/2023, aprovado no Senado, que trata do reajuste salarial para os servidores públicos e militares das forças de segurança do Governo do Distrito Federal e para militares dos ex-territórios. Em seu pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (13), o senador destacou que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, assinou e enviou para sanção a lei que prevê o reajuste para as forças de segurança, mas a proposta ainda não foi sancionada pelo governo.

Izalci Lucas também levantou a possibilidade de o governo vetar o auxílio-moradia e outras vantagens relacionadas à Polícia Civil, o que, na visão do senador, tornaria a situação ainda mais difícil para os policiais, que já recebem o auxílio há mais de uma década e teriam que devolver o valor recebido.

O senador questionou a validade de fazer os policiais devolverem o auxílio-moradia, uma vez que recebem esse benefício desde o governo Agnelo, em 2010, e destacou o impacto psicológico que essa situação vem causando aos policiais, que já sofrem com problemas mentais e depressão. Izalci também fez críticas ao governo, afirmando que o mesmo não valoriza a polícia militar.

A falta de definição sobre o reajuste salarial e a possibilidade de veto a benefícios essenciais gera insegurança e apreensão para os policiais, segundo o senador. Ele destacou a importância de um posicionamento claro do governo para garantir a estabilidade e o bem-estar dos profissionais de segurança pública.

É fundamental que o governo leve em consideração a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais de segurança pública e busque formas de valorizá-los e atender às suas necessidades. A incerteza em relação ao reajuste salarial e aos benefícios essenciais contribui para um ambiente de instabilidade e desconfiança, minando o bem-estar e a segurança dos profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população. Espera-se que o governo reconheça a importância da atuação desses profissionais e tome as medidas necessárias para garantir seu reconhecimento e valorização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo