Alertas de tempestade no Sul do país causam preocupação e exigem cuidados da população, orienta Instituto Nacional de Meteorologia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o Sul do país nos próximos dias, devido ao ar quente, úmido e bastante instável que está predominando na região. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também está alertando para chuvas e ventos fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Nesta quarta-feira (15), várias cidades do interior gaúcho registraram queda de granizo, e a previsão é de que a instabilidade permaneça na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), com novos temporais em áreas dos três estados.

Até amanhã, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros em algumas localidades. Até sábado (18), o volume nessas áreas pode chegar a mais de 300 milímetros.

Além disso, no sul gaúcho e norte paranaense, também não está descartada a ocorrência de volumes de chuva pontuais em torno de 50 milímetros, além de possíveis temporais.

A Defesa Civil está orientando a população a verificar as condições do telhado de suas casas e árvores no entorno antes das chuvas, e a adotar medidas preventivas caso seja necessário fazer algum reparo. Durante as chuvas, a recomendação é que as pessoas fiquem em segurança, retirem os eletrônicos das tomadas e fechem bem portas e janelas.

Em caso de emergência, o número do Corpo de Bombeiros é o 193.

Diante desse cenário de alerta, é importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções. Com a previsão de fortes tempestades e chuvas intensas, é fundamental seguir as orientações da Defesa Civil e das autoridades locais para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo