Equipes de engenheiros holandeses e brasileiros visitam pontos críticos da bacia do Rio Tejipió durante evento do Hackathon Recife.

Engenheiros e especialistas holandeses e brasileiros visitam o Rio Tejipió acompanhados por equipes da Prefeitura do Recife na manhã desta quarta-feira (15) para identificar os pontos críticos da bacia do rio. Esta visita é uma das ações do Hackathon Recife, um evento que teve início na última terça-feira (14) e estende-se até a próxima sexta-feira (17) e tem como objetivo reunir especialistas para aprofundar os estudos das soluções contra alagamentos na cidade.

O chefe do gabinete do Programa ProMorar, da Prefeitura do Recife, João Charamba, afirmou que a iniciativa tem como intuito analisar os principais gargalos referentes às inundações que acometem a capital pernambucana em períodos chuvosos. A ideia é que a partir dos estudos realizados, o programa possa identificar e aplicar medidas que diminuam os danos sofridos pela população.

Durante a visita, o grupo se concentrou na altura do cruzamento das avenidas Recife e Dom Helder, em Areias, e seguiu por diversos bairros da cidade, incluindo Imbiribeira, Jardim São Paulo, Barro e Curado. Além disso, o grupo visitou as comunidades de Sapo Nú, Jardim Uchoa, Vila Aliança e Dancing Days e as pontes Ananias Catanho e Motocolombó.

O grupo de especialistas holandeses é liderado pelo engenheiro Ben Lamoree, que explicou que o projeto está na fase de análises para definir possíveis medidas que diminuam os problemas decorrentes de alagamentos. Durante a visita, os pesquisadores estiveram na Rua Teresópolis, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, onde foram acompanhados por moradores da região. Josias José da Silva, motorista de 56 anos, destacou que a localidade sofre com inúmeros transtornos em períodos de cheia do rio e está na expectativa de que os estudos e novas medidas a serem adotadas pela prefeitura possam por fim ao ciclo de alagamentos e prejuízos.

Segundo os estudos de drenagem urbana no Recife realizados para o ProMorar, o Rio Tejipió está como uma das principais bacias da cidade e a mais crítica em termos de vulnerabilidade aos eventos climáticos, em comparação ao Capibaribe e Beberibe. A bacia do Tejipió tem suas nascentes no município de São Lourenço da Mata e a área total da bacia possui 93,2 km², com 67,79 km² no Recife, percorrendo aproximadamente 20 km de extensão.

O grupo de especialistas deve seguir com os estudos na cidade do Recife para identificar iniciativas que possam ser implementadas visando atenuar os problemas decorrentes de alagamentos. É importante ressaltar que a expectativa de solução por parte dos moradores pressupõe a relevância dos estudos e da atuação da prefeitura na aplicação de medidas eficazes para sanar esses problemas crônicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo