Governo avalia criar nova lista para resgate de brasileiros na Faixa de Gaza devido à guerra entre Israel e o Hamas

O governo brasileiro está considerando a elaboração de uma nova lista de brasileiros e parentes próximos que desejam deixar a Faixa de Gaza e escapar da guerra entre Israel e o Hamas. Com mais de 60 pessoas interessadas em serem retiradas da região e trazidas de volta ao Brasil, a questão será discutida em uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler Mauro Vieira nesta quinta-feira.

A atitude dos brasileiros de pedir ajuda ao governo para serem retirados da região é compreensível, uma vez que a violenta guerra entre Israel e o Hamas tem gerado grande impacto na população local. A iniciativa de resgatar os brasileiros e seus parentes próximos é um passo importante e humanitário por parte do governo.

A primeira leva de 32 brasileiros e seus parentes já chegou ao Brasil, mas a questão agora é a elaboração de uma segunda lista. No entanto, a elaboração da lista não será uma tarefa fácil, já que há cerca de 3,5 mil pessoas na frente dos brasileiros que aguardam para deixar a Faixa de Gaza.

As embaixadas do Brasil em Israel, na Palestina e no Egito estão buscando informações sobre quais critérios serão considerados para a inclusão dos interessados na nova lista. A nacionalidade brasileira não é um problema, mas o grau de parentesco pode apresentar desafios, considerando que familiares de segundo grau podem não ser aceitos.

O presidente Lula manifestou interesse em criar uma nova lista e ouviu os apelos de brasileiros que pediam por resgate. As dificuldades para negociar a lista são notadas, uma vez que o Brasil terá que dialogar com diversos países, como Israel, Egito, Palestina, Estados Unidos e Catar.

Apesar das críticas de Lula a Israel, o governo continuará buscando uma solução diplomática para o conflito na região. A reunião que discutirá a nova lista é essencial para solidificar a postura do Brasil em relação ao grave conflito no Oriente Médio.

Portanto, a decisão de elaborar uma nova lista para o resgate de brasileiros e parentes afetados pela guerra é uma demonstração de compromisso humanitário e diplomático por parte do governo brasileiro. Espera-se que a reunião entre o presidente e o chanceler possa definir os próximos passos para a execução dessa importante iniciativa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo