Congressista do estado de Nova York, George Santos, é condenado por mentiras e “desacreditou gravemente a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos”.

O congressista republicano George Santos, que representa o estado de Nova York nos Estados Unidos, foi considerado culpado de desacreditar gravemente a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de acordo com um relatório publicado pela comissão de ética da instituição nesta quinta-feira.

Santos, que foi eleito no final de 2022, recebeu acusações de fraude, lavagem de dinheiro e fraude eletrônica em um nível federal, além de admitir que mentiu repetidamente para seus eleitores ao inventar partes de sua vida. O relatório observou que a conduta do representante Santos é indigna de seu cargo.

Em novembro, a maioria da Câmara, controlada pelos republicanos, votou contra a cassação do mandato de Santos. Ele indicou por meio do antigo Twitter, o X, que cumprirá seu mandato enquanto permitirem, mas não buscará reeleição em 2024.

Segundo o documento do noticiário, o congressista buscou fraudulentamente explorar todos os aspectos de sua candidatura para obter benefícios econômicos pessoais, além de mentir constantemente a seus eleitores, doadores e pessoal sobre seus antecedentes e experiência. A comissão instou os colegas de Santos a tomarem as medidas adequadas para a conduta de seus membros.

Além disso, a comissão também informou que enviou suas conclusões sobre o caso ao Departamento de Justiça, uma vez que Santos está sendo processado criminalmente de acordo com o relatório.

As acusações foram vistas com grande preocupação em meio a uma enxurrada de notícias sobre corrupção e falta de ética no governo. Muitas vezes, os eleitores se sentem desiludidos com a classe política em geral, questionando a integridade daqueles a quem confiaram o poder e a responsabilidade de governar. As instituições democráticas continuam ser questionadas diante de tais incidentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo