Repórter Recife – PE – Brasil

Meravilhoso e assustador: Mergulhador registra forte terremoto subaquático nas Ilhas Molucas, na Indonésia

Um forte terremoto subaquático de magnitude estimada em 7,2 foi capturado por mergulhadores no Mar de Banda, próximo às Ilhas Molucas, na Indonésia. O vídeo que registra o momento do tremor foi publicado no TikTok por Bruce Deng, mergulhador responsável por documentar a ocorrência no último domingo (12).

Nas imagens do vídeo, é possível observar um grupo de mergulhadores em meio a peixes e recifes de corais, quando o mar começa a se agitar e a poeira do fundo do oceano se levanta, formando uma espécie de “tempestade de areia”. O registro também mostra os corais desaparecendo à medida que a areia os cobre, enquanto alguns mergulhadores tentam se agarrar a aglomerados de corais e outros simplesmente flutuam, sendo empurrados pela força da água.

O vídeo rapidamente provocou reações nas redes sociais, com muitos internautas relatando que a visualização desse acontecimento despertou um novo tipo de medo neles.

A ocorrência desse terremoto subaquático também chama a atenção para os fenômenos naturais que ocorrem no fundo do mar e que muitas vezes não são captados ou documentados. O impacto desses fenômenos subaquáticos na vida marinha e na estrutura dos recifes de corais é de extrema importância para o estudo e preservação dos ecossistemas marinhos.

No entanto, a boa notícia é que, apesar da força do terremoto subaquático capturado pelos mergulhadores, não foram relatados danos humanos. Esse tipo de evento certamente serve como um lembrete da força da natureza e da importância da pesquisa e monitoramento contínuo de fenômenos geológicos e marinhos para a segurança das comunidades costeiras e da biodiversidade marinha.

Sair da versão mobile