Prazo para solicitar reaplicação do Enem por problemas logísticos ou de saúde, incluindo covid-19, termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (17) o prazo para apresentação de pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) para os candidatos que tiveram problemas de logística ou de saúde, como doenças infectocontagiosas. A solicitação para reaplicação das provas deve ser apresentada por meio da Página do Participante.

Os candidatos que não compareceram ao exame porque foram alocados a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada também podem fazer a solicitação para a reaplicação das provas, que serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

De acordo com o Ministério da Educação, problemas logísticos relacionados a comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, podem possibilitar a reaplicação das provas.

Em relação às doenças infectocontagiosas, como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) individualmente.

Os candidatos que precisam solicitar a reaplicação do exame devem acessar a Página do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

É importante destacar que o Inep avaliará as solicitações de reaplicação, de acordo com cada intercorrência registrada. Portanto, os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos para a reaplicação do Enem devem estar atentos ao prazo final, que se encerra nesta sexta-feira. Após esta data, não será mais possível solicitar a reaplicação e os candidatos precisarão esperar pela próxima edição do exame para tentar uma nova participação. A recomendação é que todos os interessados leiam atentamente as regras e orientações para a reaplicação, disponibilizadas na Página do Participante.

Portanto, a não ser que os candidatos se encaixem nos critérios estabelecidos, o prazo para solicitar a reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira, 17 de novembro. Depois disso, não haverá mais possibilidade de pedidos para participar da reaplicação das provas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo