A catarata atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas e é a principal causa de cegueira, aponta relatório da OMS.

Um problema que atinge uma grande parcela da população mundial é a catarata. Segundo o Relatório Mundial sobre a Visão, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) neste ano, a catarata atinge cerca de 65,2 milhões de pessoas em todo o mundo. Este estudo ainda considera a catarata como a principal causa de cegueira na população, e seu surgimento é mais comum em pessoas acima de 70 anos, embora possa se manifestar em qualquer momento da vida.

A catarata se manifesta quando o cristalino, que fica dentro dos olhos e funciona como uma lente, começa a ficar opaco com o avanço da doença, prejudicando a qualidade da visão e podendo levar à cegueira em estágios mais avançados. Entretanto, a boa notícia é que a catarata tem cura, por meio de um procedimento cirúrgico delicado, rápido, seguro e com recuperação simples.

De acordo com a OMS, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, principalmente em idosos. A idade é o principal fator causador da doença, mas também existem vários tipos, como a catarata senil, congênita, traumática e causada por doenças sistêmicas, bem como o uso de medicamentos.

Os sintomas da catarata costumam ser graduais e podem incluir sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração, maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção de que as cores estão desbotadas. Eles podem atingir apenas um ou os dois olhos, variando conforme o tipo de catarata.

A catarata é uma doença multifatorial, o que significa que há diversos fatores que podem motivar o seu surgimento, como o envelhecimento do cristalino, alterações metabólicas, doenças oculares, tabagismo, alcoolismo, diabetes, uso de corticoides, traumatismo ocular e entre outros fatores.

O único tratamento disponível atualmente para a catarata é o procedimento cirúrgico de facectomia, que consiste na retirada do cristalino comprometido pela doença e a substituição por uma lente artificial, um implante intraocular. O procedimento é seguro, de baixo risco, com duração média de 15 minutos e recuperação rápida, podendo corrigir também o grau de míopes, hipermetropes e astigmatas.

Embora não haja forma de prevenir a catarata, principalmente no tipo causado pelo envelhecimento, é indicado visitar um oftalmologista regularmente para descobrir a doença ainda em seus estágios iniciais. E para prevenir a catarata em suas formas secundárias, como o tabagismo, exposição à radiação ultravioleta, traumas, diabetes, uso de corticoides e automedicação, são medidas que podem ser eficazes na prevenção da catarata. Assim, a catarata é uma doença comum, mas que pode ser tratada com sucesso, possibilitando a recuperação da qualidade da visão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo