Dietas Low Carb: Como Funcionam e Quais os Benefícios à Saúde Além do Emagrecimento

Uma dieta “low carb”, também conhecida como dieta de baixo carboidrato, é um tipo de regime alimentar que limita a ingestão de carboidratos e, em vez disso, prioriza alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis. O principal objetivo dessa dieta é a perda de peso, no entanto, estudos têm demonstrado que ela pode trazer benefícios adicionais para a saúde, tais como a redução do risco de diabetes tipo 2 e da síndrome metabólica.

Existem diversas variações da dieta low carb. Cada uma delas apresenta modificações nos tipos e nas quantidades de carboidratos permitidos. Em termos gerais, a dieta low carb foca-se em alimentos ricos em proteínas e em alguns vegetais não ricos em amido. Isso sugere a exclusão de grãos, legumes, frutas, pães, doces, massas e vegetais ricos em amido, e, em algumas variantes, pequenas quantidades de frutas, vegetais e grãos integrais são permitidos.

Vale ressaltar que a restrição de consumo de carboidratos pode contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, juntamente com a elevação do colesterol bom HDL, reduzindo, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, reduzir o consumo de carboidratos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle da diabetes.

Uma dieta low carb geralmente limita a ingestão de carboidratos para cerca de 130 gramas por dia ou aproximadamente 40% das calorias diárias totais. Além disso, existem modalidades mais restritivas, como a dieta cetogênica, que restringe a ingestão diária de carboidratos a uma quantidade entre 20 e 50 gramas. De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine em 2003, pessoas que seguiram uma dieta baixa em carboidratos perderam mais peso do que aquelas em uma dieta com baixo teor de gordura após 6 meses, mas não após 12 meses.

Portanto, é importante lembrar que todas as dietas, principalmente aquelas que envolvem mudanças drásticas na forma de funcionamento do organismo, exigem o acompanhamento e a orientação de um especialista, como um médico ou um nutricionista, para garantir que elas sejam seguidas de maneira equilibrada e segura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo