Presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de reunião virtual do G20 após ausência em encontros presenciais.

O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou sua presença na reunião virtual de líderes do G20, que acontecerá na quarta-feira (22). Esta participação é significativa, já que Putin não compareceu às duas últimas reuniões presenciais do G20, realizadas na Índia em setembro e na Indonésia no ano passado. Nas ocasiões anteriores, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, representou o país.

A ausência do presidente russo nas reuniões anteriores levantou questionamentos sobre a posição diplomática da Rússia em relação ao restante dos integrantes do G20. Este afastamento de Putin se deu particularmente após o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro de 2022. Desde então, Putin tem enfrentado pressão internacional, sendo alvo de uma ordem de detenção emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) em março, por acusações de que deportou crianças para áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia.

O G20 é um grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, bem como a União Europeia, totalizando 85% do PIB mundial. A participação de Putin na próxima reunião pode trazer importantes discussões sobre as relações internacionais, especialmente em um momento de tensão geopolítica.

Com a presença confirmada de Putin, espera-se que as discussões da reunião abordem temas como comércio internacional, políticas econômicas, mudanças climáticas, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos de relevância global.

A reunião do G20 pode ainda servir como um ponto de inflexão nas relações diplomáticas da Rússia, oferecendo possíveis oportunidades para um maior diálogo e cooperação internacional. A presença de Putin nesse contexto pode ser vista como uma tentativa de recuperar laços diplomáticos com o restante dos membros do G20 e fortalecer a presença russa em importantes decisões globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo