Mostra itinerante de Cinema Negro Semente chega ao sertão do Pajeú com programação diversificada e apoio das comunidades quilombolas

A primeira edição da Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro está marcada para acontecer em novembro, no sertão do Pajeú, nas Comunidade Brejo de Dentro e Comunidade Travessão do Caroá – Quilombos do Caroá (Carnaíba); na Comunidade Varzinha dos Quilombolas (Iguaracy); e na Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira). Esta edição terá uma seleção de 15 filmes dirigidos e/ou codirigidos por pessoas negras e produções realizadas nas comunidades que sediarão o evento. Além disso, serão exibidos os filmes produzidos durante as oficinas de realização audiovisual que aconteceram nas comunidades entre os dias 30 de outubro e 16 de novembro, ministradas por William Tenório. As atividades de exibição e oficinas contam com o apoio das associações das comunidades, com o intuito de fortalecer a cadeia audiovisual no Pajeú.

Segundo Rafaela de Albuquerque, produtora da mostra, o objetivo do evento vai além do entretenimento, buscando fortalecer as comunidades e criar espaços de troca autônomos e conscientes. A ideia é colaborar para o crescimento da cadeia cultural na região do Pajeú. O evento contará também com encontros sobre produção cultural e elaboração de projetos, além de apresentações culturais de cada comunidade envolvida.

O significado da realização da mostra no mês da Consciência Negra é ainda mais importante, já que todas as ações serão voltadas para o fomento e celebração da arte e cultura negras, seja através de produções locais ou filmes selecionados pela curadoria a serem exibidos. A Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro é uma realização da Pajeú Filmes, com apoio das associações das comunidades Quilombolas e incentivo do Funcultura/ Fundarpe/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco.

A programação completa inclui exibições de filmes e apresentações culturais em todas as comunidades envolvidas. O evento começa com uma oficina de Elaboração de Projetos Culturais e a exibição do Programa 1 na Comunidade Quilombola Brejo de Dentro em Carnaíba. A programação inclui ainda mais exibições em outras comunidades e apresentações culturais dos grupos locais, visando integrar e valorizar a cultura regional.

Por fim, a mostra terá seu último dia de exibições com a exibição do Programa 2, incluindo apresentações culturais do Grupo de Coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça na Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça em Afogados da Ingazeira. Este será um evento imperdível para quem deseja conhecer a produção cultural local e prestigiar a arte e cultura negras na região do Pajeú. Para informações detalhadas sobre a programação, os interessados devem acessar o Instagram oficial da mostra em @semente.cinemanegro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo