Baleia jubarte desaparecida por 30 anos é encontrada encalhada e morre na costa de uma ilha no Atlântico Norte

Uma baleia jubarte desaparecida há mais de 30 anos ficou encalhada na costa de uma ilha no Atlântico Norte e morreu. O macho adulto de 13 a 14 metros de comprimento e, no mínimo, 35 toneladas foi encontrado vivo na Reserva do Parque Nacional da Ilha Sable, que fica cerca de 177 quilômetros a sudeste do continente de Nova Scotia. O caso, ocorrido no dia 2 de novembro, foi divulgado pela Marine Animal Response Society nesta terça-feira.

A Ilha Sable é conhecida pelos cavalos selvagens e a colônia de leões-marinhos, que podem ser visitados mediante permissão da Canada Parks. A agência governamental do Canadá é responsável pela gerência de parques nacionais, áreas de conservação, locais históricos e outras áreas protegidas do país.

A baleia jubarte morreu dias após encalhar, mas os oficiais de Canada Parks fotografaram a parte inferior da cauda da baleia, enquanto ela ainda estava viva. O registro permitiu que pesquisadores associassem o animal a uma baleia vista pela primeira vez décadas antes.

De acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA, jubartes podem ser identificadas por marcas distintas na parte inferior de suas caudas, chamadas de flukes. Pesquisadores do Centro de Estudos Costeiros de Massachusetts e do Allied Whale do College of the Atlantic examinaram a fotografia e confirmaram que a baleia foi avistada pela primeira vez em 1982, na República Dominicana. O animal tinha, pelo menos, 43 anos e foi visto pela última vez no início dos anos 1990.

As circunstâncias na Ilha Sable impediram uma necropsia e impossibilitaram os oficiais descobrirem a causa da morte da baleia. Segundo as autoridades, não foram observados sinais externos de ferimentos ou traumas.

“Só podemos imaginar o que ele estava fazendo nesse tempo”, escreveu o Centro de Estudos Costeiros em outra postagem nas redes sociais sobre a jubarte.

A situação envolvendo a jubarte morta na Ilha Sable ilustra as dificuldades enfrentadas por organizações de resgate e preservação da vida marinha. Fatores como segurança, localização, logística e tamanho do animal podem dificultar a resposta apropriada devido a tamanhos, condições adversas e outras circunstâncias específicas.

No caso dessa baleia, dada a situação em que se encontrava na ilha remota e as condições perigosas das ondas, a resposta foi quase impossível, causando grande tristeza para todos os envolvidos. A morte dessa baleia jubarte representa uma perda significativa para a biodiversidade marinha.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo