Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza atendimento em Libras em agências de Maceió, Alagoas, para usuários surdos

Nesta quinta-feira (23), duas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Maceió, no estado de Alagoas, começaram a disponibilizar atendimento ao usuário surdo em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de uma central virtual. A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União, marca o início de uma experiência piloto para ampliar a acessibilidade no atendimento e poderá ser expandida a partir de fevereiro de 2024.

O novo serviço, chamado de Atendimento Remoto em Libras (AteliBr), precisa ser agendado pelos beneficiários nas agências Arapiraca e Tabuleiro do Martins, através do Meu INSS (aplicativo ou site) ou pela Central de Atendimento 135. O titular do CPF informado precisa comparecer à agência de Previdência Social no dia e hora marcados, para acessar o serviço prestado pela Central de Atendimento em Libras (CAL), por videochamada.

É importante ressaltar que o AteliBr é disponibilizado apenas para tratar de assuntos relacionados ao beneficiário surdo ou com deficiência auditiva, com duração de até 60 minutos, e tolerância de mais 15. Durante o atendimento, um colaborador estará disponível para fazer a conexão da chamada, digitalização, envio de documentos e impressão de protocolos ou outros produtos necessários.

A experiência piloto terá duração de 180 dias e passará por avaliação antes de ser implementada definitivamente. A partir de fevereiro de 2024, outras agências do país poderão participar da segunda etapa da experiência.

Vale ressaltar que todas as agências do INSS já estão preparadas para receber pessoas surdas ou com deficiência auditiva, acompanhadas por intérpretes ou tradutores de Libras. Em alguns locais, também há servidores capacitados para atendimento presencial.

Essa iniciativa representa um avanço significativo no sentido de promover a inclusão e a acessibilidade a todos os cidadãos, garantindo que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva também tenham acesso aos serviços oferecidos pelo INSS. A expectativa é de que, com a implementação definitiva deste serviço, o acesso e a comunicação entre o instituto e os beneficiários surdos se tornem mais eficientes e inclusivos.

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