Presidente argentino, Javier Milei, voa para Nova York para visitar o túmulo do líder judeu e recusa convite de alto nível de Biden.

O presidente recém-eleito da Argentina, Javier Milei, está prestes a realizar sua primeira viagem internacional desde a vitória. Segundo informações publicadas pela imprensa argentina, Milei viajará para Nova York, onde planeja visitar o túmulo do famoso líder religioso e judeu, rabino Menachem Mendel Schneerson, conhecido como “Lubavitch Rebe”.

Essa visita está sendo programada pelo presidente eleito por motivos religiosos e é uma das promessas feitas durante a campanha eleitoral. O líder argentino já havia declarado anteriormente que, caso ganhasse a eleição, suas primeiras viagens oficiais seriam aos Estados Unidos e a Israel, devido à relevância que esses países possuem em seus planos de alinhamento internacional.

De acordo com a imprensa argentina, o presidente americano, Joe Biden, chegou a oferecer uma agenda de alto nível a Milei, ao saber de sua visita aos Estados Unidos. Além disso, Milei também recebeu um telefonema de felicitações de Biden, onde o presidente norte-americano expressou o desejo de construir uma relação forte entre as duas nações. Outro líder político dos Estados Unidos que demonstrou apoio a Milei foi o ex-presidente Donald Trump, com quem o argentino mantém um vínculo ideológico.

Além da viagem aos Estados Unidos, Milei havia programado uma visita a Israel, que teve que ser adiada. O presidente eleito declarou recentemente sua intenção de se reunir com o Papa Francisco, mesmo após ter feito críticas graves ao pontífice durante a campanha.

O rabino Menachem Mendel Schneerson, que será o foco da visita de Milei, é considerado um dos líderes judeus mais influentes do século XX e ainda atrai grande atenção e devoção, mesmo após sua morte. Figuras como John F. Kennedy, Franklin Roosevelt Jr., Ronald Reagan, Jimmy Carter e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já visitaram o túmulo do “Lubavitch Rebe” para prestar suas homenagens.

E como parte da cobertura internacional, vale ressaltar que a relação de Milei com líderes políticos influentes fortalece a relevância dessa viagem. Acompanharemos o desenrolar desses eventos e estaremos atentos a mais detalhes sobre os planos e a agenda política do presidente eleito da Argentina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo