Lula sanciona lei que garante pagamento de pensão para filhos de pacientes isolados em colônias de hanseníase no século passado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (24) uma lei que finalmente institui o pagamento de pensão para os filhos de pessoas que foram isoladas em colônias de pacientes com hanseníase no século passado e, consequentemente, separadas de seus pais. Esta é, sem dúvida, uma demanda social de extrema relevância e justiça para com as famílias afetadas por esta política desumana.

A partir do decreto que será publicado posteriormente, os valores de indenização e os trâmites para o recebimento da pensão serão regulamentados. Vale ressaltar que o isolamento de pessoas com hanseníase foi uma prática intensa até a década de 1950, e reduzida, mas ainda presente até os anos 1960. A política que determinava o isolamento e internação compulsória de pessoas com a doença só foi oficialmente revogada em 1976.

Este é um passo significativo para reparar os danos sociais causados pela segregação, como afirmou o presidente Lula durante a cerimônia de assinatura da lei no Palácio do Planalto. “Nenhum dinheiro no mundo é capaz de compensar ou apagar as marcas que a segregação provocou na alma e no coração das pessoas portadoras de hanseníase e suas famílias”, citou o presidente durante a cerimônia.

Além disso, Lula defendeu a implementação de uma campanha de orientação para que a população possa identificar os primeiros sinais da doença e para acabar com o preconceito em relação a hanseníase. Em 2007, durante seu segundo mandato, o presidente Lula já havia instituído a Lei Nº 11.520, que concedia pensão especial para pessoas atingidas pela hanseníase que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios.

Conforme estimativa do Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase (Morhan), cerca de 15 mil pessoas podem ser diretamente beneficiadas pela nova lei, aprovada após muito esforço e luta de movimentos sociais. É um avanço significativo e importante para reparar essa dívida histórica que o Brasil tem com essas famílias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo