Festa do Morro da Conceição chega à 119ª edição e atrai fiéis devotos em Pernambuco para abrir celebrações anuais

A 119ª edição da festa do Morro da Conceição começou nesta terça-feira (28) com o hastear da bandeira no mastro localizado em frente ao santuário que abriga a imagem da santa. As festividades tiveram início por volta das 19h30, com uma celebração presidida por Dom Limacêdo Antônio, bispo nomeado para a Diocese de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Fiéis, se reuniram para acompanhar esse momento de fé e devoção.

Uma das frequentadoras do evento, Iracema de Santana, de 60 anos, superou dificuldades físicas para subir as escadarias e rezar. Segundo ela, apesar das dificuldades por conta de problemas nas pernas, é costumeiro para ela estar presente a esses eventos. Em momento solene, uma amiga e alguns familiares a acompanharam.

Simultaneamente à celebração, a capela permaneceu aberta para visitas e orações individuais. Um palco foi montado do lado de fora para receber a solenidade que deu abertura às festividades.

O tema desta edição da festa é “Imaculada, Conceição do Morro, ensinai-vos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”. As celebrações ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, com cinco missas diárias: às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, sendo este último momento solene. A programação também inclui o terço, ofício e ladainha de Nossa Senhora, além do Novenário da Festa do Morro, sempre às 19h30, presidido por arcebispos, bispos, reitores de seminário e provinciais redentoristas.

No intuito do sacramento da confissão, fiéis católicos poderão participar das confissões entre 7h e 11h30, pela manhã, e das 14h às 17h, à tarde. A festa do Morro da Conceição irá mobilizar milhares de pessoas em oito dias de celebrações, que desde 1823 têm sido um importante evento para a comunidade católica pernambucana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo