Hospital da Restauração, no Recife, realiza primeira neurocirurgia com robô no Norte-Nordeste através do SUS.

Hospital da Restauração no Recife realiza primeira neurocirurgia com auxílio de robô do eixo Norte-Nordeste

O Hospital da Restauração (HR) no Recife realizou nesta segunda-feira (27) a primeira neurocirurgia com o auxílio de um robô do eixo Norte-Nordeste. O procedimento inovador foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consistiu em uma biópsia estereotáxica de um tumor cerebral em uma paciente de 20 anos que estava internada no setor de Neurocirurgia do HR.

“Realizamos a biópsia de uma lesão cerebral profunda e difícil. O robô foi muito importante para retirar pequenos fragmentos do tumor que estava localizado no cérebro da paciente. A partir da análise do material colhido, ela vai poder receber o tratamento adequado”, explicou o cirurgião responsável pelo procedimento, Paulo Tadeu.

A participação do robô na cirurgia foi fundamental para atuar como um braço auxiliar na inserção de uma agulha para a retirada do material do local mais adequado e com mais eficácia.

O procedimento contou com a participação da empresa Brainlab, que desenvolveu o equipamento, e com a Representa Materiais Cirúrgicos, que trouxe o neuronavegador e o ‘braço’ robótico para o HR. O valor do equipamento completo pode chegar perto de 1,5 milhão de dólares, o equivalente a cerca de R$ 7,3 milhões em valores atuais.

Após a realização do procedimento, a paciente foi encaminhada para a Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia (Usan). Localizado na região central da capital pernambucana, o HR realiza, por mês, cerca de 850 cirurgias, atendendo pacientes de todo o estado e municípios de estados vizinhos.

Auxílio robótico em cirurgias no Brasil

O procedimento realizado no HR marca um avanço significativo na área da saúde no País. Vale ressaltar que o uso de robôs em cirurgias se torna cada vez mais frequente. Diagnosticado pela primeira vez no Brasil e na América Latina em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o procedimento neurocirúrgico envolvendo o auxílio de um robô aconteceu em 2022. A cirurgia, realizada no Hospital Moinhos de Vento, foi considerada um sucesso e pioneira tanto no Brasil quanto no continente latino-americano. Além disso, em agosto do mesmo ano, o Hospital Moinhos de Vento também foi responsável pela primeira cirurgia com auxílio robótico na América Latina, desta vez, operando na coluna lombar de um paciente de 65 anos.

Este tipo de procedimento inovador demonstra um avanço expressivo na medicina em nosso país, trazendo esperança para pacientes com condições médicas difíceis de tratar. A utilização de tecnologias de ponta como a robótica na medicina é uma tendência crescente e promissora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo