Papa Francisco cancela viagem a Dubai para participar da COP28 por recomendação médica, informa o Vaticano

O Papa Francisco, por sugestão médica, desistiu de sua participação na próxima Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, que aconteceria em Dubai. O cancelamento da viagem foi anunciado pelo Vaticano na terça-feira (28).

Francisco, que tem 86 anos, é conhecido por dar ênfase à defesa do meio ambiente em seu pontificado. Ele seria o primeiro papa a participar da COP desde sua criação, em 1995. A decisão de cancelar a viagem foi motivada pelo estado clínico do Santo Padre, que, apesar de apresentar melhora em relação a uma condição gripal e infecção no trato respiratório, está sob os cuidados dos médicos.

Artigos relacionados

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que o pontífice argentino acatou o pedido dos médicos com grande pesar, o que resultou no cancelamento da viagem. Ele também garantiu que Francisco continua interessado em participar dos debates e que estarão sendo consideradas outras formas para que sua participação seja possível.

A saúde de Francisco tem sido tema de preocupação nos últimos anos, com o pontífice cancelando audiências no último sábado devido a um “leve estado gripal”. No entanto, uma tomografia computadorizada realizada descartou o risco de complicações pulmonares. No domingo, ele recitou o Angelus de sua residência no Vaticano em vez de fazê-lo da janela do Palácio Apostólico, como de costume.

A expectativa em relação à participação do papa na COP28 era grande, uma vez que se esperava que ele denunciasse a inação dos países implicados e os incitasse a reduzir drasticamente as suas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, sua presença seria fundamental para restabelecer a confiança entre países vulneráveis às mudanças climáticas e as economias contaminantes.

O papa, que tem insistido na relação entre mudanças climáticas e pobreza, dá grande importância ao impacto das mudanças climáticas sobre os mais marginalizados, reforçando que são eles os mais afetados pelo aquecimento global. A notícia do cancelamento da viagem de Francisco para a COP28 em Dubai causou surpresa e levantou questionamentos sobre a possibilidade de sua participação de outras formas.

Embora Francisco não esteja presente fisicamente na conferência, sua influência e mensagem devem continuar ressoando em debates e ações em prol do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo