Senado adia votação de projeto que retira gastos do limite anual e cria poupança para estudantes de baixa renda no ensino médio

Na sessão realizada nesta terça-feira, o Plenário do Senado optou por adiar a votação do projeto de lei complementar que propõe a exclusão das despesas com o programa de incentivo à permanência de estudantes no ensino médio do limite anual de gastos. O adiamento foi solicitado pelo relator do projeto, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que ainda está em negociações com a oposição para a aprovação da proposta. A decisão foi de agendar a votação para a próxima quarta-feira.

Paralelamente, o governo federal publicou uma medida provisória criando o programa de incentivo, que prevê a criação de uma poupança individual para estudantes de famílias de baixa renda, acessível após a conclusão do ensino médio. O projeto também estabelece que os gastos da União com o programa não serão contabilizados nos limites impostos pelo novo arcabouço fiscal. Além disso, autoriza o Executivo a utilizar recursos do Fundo Social, oriundo dos royalties da extração de petróleo, para financiar a iniciativa.

O senador Randolfe Rodrigues expressou otimismo quanto à possibilidade de os senadores chegarem a um acordo para aprovar o projeto de lei. Por sua vez, o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), ressaltou a importância de alinhar o projeto aos princípios da responsabilidade fiscal.

Marinho enfatizou o compromisso de combater a evasão escolar e estimular a participação dos jovens na escola, mas ressaltou a necessidade de evitar uma aprovação que conceda ao governo liberdade sem limites. Segundo ele, é fundamental estabelecer restrições para garantir a adequação do projeto aos preceitos fiscais.

A deliberação sobre o projeto e a medida provisória tornou-se objeto de atenção devido à relevância da iniciativa para estabelecer políticas de inclusão e manutenção dos estudantes no ensino médio, com impacto direto na equidade e na qualidade da educação. A expectativa é que a discussão e a votação promovam a convergência de interesses em prol da efetividade e sustentabilidade do programa de incentivo à educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo