Senegal: Estabilidade política, economia emergente e cooperação diplomática com o Brasil

O Senegal, país localizado na porção mais oeste da costa africana, é considerado um dos países politicamente mais estáveis da África Ocidental. Com uma sucessão de governos civis e democracia vigente desde a década de 1960, o país também possui uma das economias mais emergentes da região, vivendo um longo ciclo de crescimento. Além disso, a localização geográfica privilegiada do Senegal o coloca em boas condições para trocas comerciais, estando mais próximo das Américas e da Europa.

Diante desse cenário, o governo brasileiro tem se voltado para o Senegal como um importante foco de atenção diplomática. O embaixador do Brasil no país africano, Bruno Cobuccio, ressaltou a longa história de cooperação e amizade entre Brasil e Senegal, marcada pelo compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável, a democracia e a promoção da paz.

Na área comercial, as principais trocas envolvem produtos agrícolas e da pecuária. Exemplo disso foi a importação de cerca de 300 touros Guzerá, uma subespécie da raça Zebu, pelo governo do Senegal para promover o melhoramento genético do gado do país. Além disso, acordos de cooperação na área agrícola com pequenos produtores, inspirados na experiência brasileira, vêm sendo feitos com sucesso no país.

O governo brasileiro também tem focado em cooperação militar com o Senegal, que se intensificou diante do avanço do jihadismo na região. Exercícios militares anuais e acordos de cooperação para a venda de equipamentos militares brasileiros são exemplos dessa cooperação. Além disso, aviões militares brasileiros fabricados pela Embraer já operam em diversos países da região.

Apesar do sucesso em diversas áreas de cooperação, programas de cooperação cultural e de ensino do português foram descontinuados nos últimos anos por falta de recursos do governo brasileiro. No entanto, o programa que abre vagas para estrangeiros em cursos de graduação e pós-graduação do Brasil costuma contemplar alunos senegaleses anualmente.

O Brasil tem buscado firmar e fortalecer laços com o Senegal, não apenas a nível diplomático e econômico, mas também em áreas como educação, cooperação militar e cultural. A cooperação entre os dois países tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento sustentável e a promoção da paz na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo