Aviões Embraer EMB-120 Brasília sofrem acidentes distintos no mesmo aeroporto da Tanzânia, com colapso do trem de pouso.

Nesta terça-feira (28), dois aviões Embraer EMB-120 Brasília se envolveram em acidentes distintos no mesmo aeroporto localizado no Parque Nacional Mikumi, na Tanzânia. Ambas as aeronaves tiveram problemas com o trem de pouso, resultando em acidentes durante o pouso e decolagem.

O primeiro incidente ocorreu com um voo da Unity Air Zanzibar, que transportava 30 passageiros, dois pilotos e um tripulante. A aeronave, que partiu de Zanzibar, relatou problemas com o trem de pouso durante a aproximação ao aeroporto. Quando tocou o solo, o trem de pouso principal colapsou, fazendo com que a aeronave saísse da pista e parasse na grama apoiada apenas pelo trem do nariz. Felizmente, não houve feridos.

Já o segundo acidente, que ocorreu cerca de seis horas após o primeiro, envolveu um avião Sindbard Air, também do modelo Embraer EMB-120 Brasília, com 30 passageiros, a maioria turistas. Desta vez, o acidente ocorreu durante a decolagem, quando o trem de pouso do nariz colapsou, resultando na batida da asa em um prédio no final da pista. Novamente, não houve relatos de feridos.

A Autoridade dos Parques Nacionais da Tanzânia (TANAPA) assegurou que as áreas de decolagem e pouso no Aeroporto de Kikoboga não foram afetadas e que o aeroporto continua operando para atividades de voo. Além disso, a TANAPA comunicou o Departamento de Investigação de Acidentes de Aeronaves (AAIB) do Ministério dos Transportes e deu início a uma investigação dos incidentes.

Por mais que os relatos iniciais apontem o colapso do trem de pouso como a causa dos acidentes, é crucial aguardar a conclusão da investigação para determinar as causas exatas. A segurança aeronáutica é uma prioridade e, por isso, os órgãos responsáveis estão empenhados em identificar possíveis falhas e tomar as medidas necessárias para evitar que novos incidentes como esses ocorram no futuro.

Os passageiros e tripulantes envolvidos nos acidentes estão a salvo, e as autoridades competentes estão trabalhando para garantir a integridade das operações do aeroporto e a segurança de futuros voos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo