Polícia Federal deflagra 22ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpre mandados em 17 cidades de Santa Catarina e Minas Gerais

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a 22ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de investigar e reprimir os atos golpistas que ocorreram em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. A operação resultou no cumprimento de 28 mandados judiciais em 17 cidades de Santa Catarina e Minas Gerais.

Três ordens de prisão preventiva foram cumpridas na cidade de Uberaba (MG), onde também foram realizados oito mandados de busca e apreensão. Além disso, foi determinado o bloqueio de bens dos investigados, com o intuito de ressarcir os danos causados aos prédios públicos. Estima-se que o prejuízo causado pelas invasões possa chegar a R$ 40 milhões, de acordo com as investigações.

A Operação Lesa Pátria tem como alvo não apenas os participantes diretos, mas também os incitadores e financiadores dos atos golpistas. Os crimes investigados incluem a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração de bens especialmente protegidos.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações da Lesa Pátria são contínuas, com atualizações periódicas do número de mandados judiciais, pessoas capturadas e foragidas. A ação reforça o compromisso da instituição em combater atos que atentem contra a ordem democrática e o patrimônio público.

A Polícia Federal ressalta a importância de ações como a Operação Lesa Pátria para garantir a estabilidade e a segurança do Estado Democrático de Direito. A atuação permanente da PF no combate a crimes dessa natureza demonstra o compromisso com a manutenção da ordem e da justiça no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo